Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

JESUALDO PIRES: Doação de terras beneficia 1500 famílias


JESUALDO PIRES: Doação de terras beneficia 1500 famílias   - Gente de Opinião

A quadra poliesportiva da escola Jardim dos Migrantes ficou lotada na manhã de sábado (13) durante a assinatura simbólica da compra da área de 250 hectares que custaram aos cofres do Estado R$ 1,3 milhão. A aérea será doada a cerca de 1.500 famílias que há anos moram no Bairro Novo Ji-Paraná, Vila Agrícola e Vila Rondônia.

A compra pelo Governo do Estado foi realizada após os deputados Estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSDB) terem apresentado emendas ao orçamento do Estado de mais R$ 1,3 milhão para que as famílias tivessem o beneficio assegurado.

A regularização das terras irá beneficiar com o direito à moradia as pessoas quem se enquadram no perfil de baixa renda.

As terras estavam em litígio desde a década de 70 quando foram vendidas para o Governo do Estado na época do então Governador Jerônimo Santana. As parcelas da compra não foram quitadas e os proprietários José Milton Rios e Etelvina Bentes Rios entraram na justiça para reaver o bem. Com o passar dos anos as terras foram invadidas e hoje abriga mais de 5 mil pessoas.

Ação conjunta do Governo do Estado, Prefeitura de Ji-Paraná e dos dois deputados colocaram fim na disputa jurídica de mais de 30 anos.

Para o deputado Jesualdo Pires, a doação das terras é uma situação que veio fazer justiça aos antigos proprietários e beneficiar aqueles que precisam de um pedaço de terra para morar. "Em momento algum vamos estimular invasões ou dar jeitinho para legalizar a indústria da desordem. No entanto, neste caso especifico do Novo Ji-Paraná, nós conseguimos encontrar a saída mais acertada. A população daquele bairro poderá em fim receber os benefícios dos poderes públicos", disse.

Cassol disse que, aqueles que estão na área e não se enquadram no perfil de rendimento até três salários mínimos e não tem outra propriedade, terão que pagar pelo terreno. "Isso é o que determina uma lei federal e não podemos estimular a especulação imobiliária sob pena de prejudicar quem realmente precisa. Aqueles que acharam que nossa ação para conseguir regularizar esta área tratava-se de promessa de campanha, caíram do cavalo", ressaltou Cassol.

Durante a solenidade o Governo do Estado também realizou a doação de uma área de 324 hectares para a unidade de Ji-Paraná do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), que terá as aulas iniciadas em fevereiro de 2009.

Fonte: Relvanir Campos

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sucesso: 1º encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

Sucesso: 1º encontro Estadual de Controle Interno reúne mais de 200 participantes no primeiro dia

O 1º Encontro Estadual de Controle Interno, promovido pela Controladoria Geral do Município de Porto Velho (CGM), em parceria com a Controladoria Ge

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

A rotina de acordar cedo, vencer o calor, a chuva, e as dificuldades que surgem pelo caminho, é enfrentada por mais de 800 feirantes credenciados para

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)