Sábado, 30 de julho de 2016 - 00h11
Uma nova parceria foi formalizada nessa quinta-feira (28) entre a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e o Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará de Pimenta Bueno, que somaram forças para oferecer aos alunos do 3º ano do Ensino Médio formação integrada em sanidade agropecuária.
O projeto, desenvolvido pela assistente de Fiscalização Agropecuária da Idaron de Pimenta Bueno, Ediran Amaral Dias, foi elaborado para contribuir com a formação dos alunos do Instituto Abaitará, somando-se aos propósitos da Idaron previstos em lei quanto à educação sanitária.
“Através deste projeto de educação sanitária, podemos contribuir com a formação profissional dos estudantes do Abaitará, além de praticar as exigências previstas em lei, em relação à educação sanitária em defesa agropecuária. Educamos, assim, a comunidade sobre as ações da agência, e sua importância para o Estado de Rondônia, além de contribuir para a formação profissional de cada aluno. Serão diversas atividades desenvolvidas até o final do ano letivo”, explicou Ediran Amaral Dias.
A estudante Géssica Mara Vitória Paiva, de 16 anos, mora em São Felipe, e cursa o 3º ano do Ensino Médio. Aluna do Instituto desde o 1º ano, Géssica acompanhou a evolução da instituição de ensino, e destacou a alegria de poder participar de cursos extras, como este que passa a ser oferecido pela Idaron.
“Eu acho que o Instituto Abaitará é o pontapé inicial para fortalecer a educação em Rondônia. Passamos de uma escola para um Instituto num estalar de dedos, e hoje somos referência e exemplo para todo o estado. Estes cursos extras vêm para somar ao ensino que já recebemos, que é de grande qualidade. E este da Idaron é muito importante, pois somos filhos de produtores rurais, e o conhecimento sobre educação sanitária é muito significativo”, completou a jovem.
Sobre a importância do Instituto Abaitará, o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, destacou que o governador Confúcio Moura sempre pensou o Abaitará como ele está hoje. “Um Instituto que forma não apenas alunos, mas profissionais e cidadãos conscientes da importância do campo para o Estado de Rondônia. E nesse sentido a educação sanitária agropecuária é um ponto que precisa ser trabalhado com estes jovens, que com certeza vão levar o conhecimento adquirido através deste projeto desenvolvido pela Idaron para dentro das propriedades de suas famílias”, reforçou.
Além da sanidade animal, seja de bovinos, bubalinos, equídeos e ainda sanidade suídea e avícola, a Idaron vai trabalhar com os alunos do Abaitará aspectos da defesa sanitária vegetal, como fiscalização de sementes e mudas, monitoramento de pragas agrícolas, fiscalização de agrotóxicos e classificação de grãos.
A iniciativa da Idaron foi bastante elogiada pela coordenadora pedagógica do Instituto Abaitará, Patrícia Santos Schefer, que aproveitou a oportunidade para convidar outras secretarias e órgãos do governo para firmar parcerias com o Instituto, objetivando novos cursos. “Através de iniciativas como esta, implanta-se uma educação que forma não apenas cidadãos para o mercado de trabalho, mas também pessoas conscientes, que poderão cuidar e zelar pela segurança sanitária agropecuária em nosso estado. Por isso, convidamos todos os que queiram contribuir com a formação de nossos alunos a procurar o Instituto Abaitará”, argumentou Patrícia.
Parcerias como a do Instituto Abaitará, Idaron e outros órgãos têm fortalecido o ensino, e atraído cada vez mais o interesse dos jovens, como é o caso da estudante, Tayla Maria dos Santos, que começou a estudar neste ano no Abaitará, onde cursa o 1º ano do Ensino Médio. “O ensino do Abaitará me atraiu para cá. É um estudo diferenciado, complementado por diversos cursos à parte. Estes cursos, como o da Idaron, fortalecem o ensino e são importantes para gerar ainda mais qualidade à educação, contribuindo para a nossa formação”, completou.
De acordo com o supervisor regional da Idaron em Pimenta Bueno, Jader Plaça, este foi o objetivo da Agência, desde o início da elaboração do projeto. “A ideia foi criar um projeto de educação em um formato diferenciado, que realmente acrescente conhecimento e consciência na vida de cada aluno desse Instituto, que são parte do futuro de Rondônia”, ressaltou.
Leia mais:
Instituto Abaitará forma a primeira turma do Curso Técnico de Agroecologia em Rondônia
Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)
prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, divulgou nesta quinta-feira (23), ponto facultativo na próxima segunda-feira (27) para o funcionalismo municipal
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)