Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Hospital de Extrema recebe novos equipamentos


Gente de Opinião

Com investimento, número de cirurgias cresceu 51,28%

Com o objetivo de ampliar ainda mais o número de cirurgias – em especial as da área de ortopedia – e o atendimento de média e alta complexidade, o Governo de Rondônia entrega ontem sexta-feira (30) dezenas de equipamentos e uma nova ambulância para atender ao Hospital Regional de Extrema, no município de Porto Velho, divisa com o Estado do Acre.

Foi o que anunciou  o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, explicando que o novo aporte de equipamentos vai atender ao centro cirúrgico, sala de parto, pronto-socorro e enfermarias.

Entre os itens estão: cardiotocógrafo – aparelho de última geração, desenvolvido para auxiliar os profissionais da saúde no acompanhamento de pré-partos de alto risco, avaliando estado fetal, taquicardia, bradicardia e contrações uterinas -, equipamento de laringoscopia, bomba de infusão, balança pediátrica, maca móvel, carro de emergência – usado no centro cirúrgico -, mesa para anestesia, entre outros equipamentos.

Segundo o secretário, no total cerca de R$ 300 mil foram investidos pelo governo, com recurso próprio. Pimentel afirmou que a revitalização, o investimento em infraestrutura e pessoal feito pelo governador Confúcio Moura já vêm dando excelentes resultados.

CIRURGIAS
O secretário citou como exemplo o crescimento em 51,28% do número de cirurgias de média e alta complexidades. Os dados foram divulgados em amplo relatório entregue pela direção-geral da unidade de saúde à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

De acordo com o levantamento feito pelo setor de estatísticas do hospital, de janeiro a dezembro do ano passado 531 intervenções cirúrgicas foram realizadas, com maior demanda registrada em novembro, com 63 cirurgias.

Desse total, 310 procedimentos foram feitos em moradores da Ponta do Abunã – Extrema, Abunã e Nova Califórnia. Em seguida aparecem cidades do Estado do Acre, num total de 149 cirurgias. Dos municípios do estado vizinho atendidos pela unidade hospitalar de Extrema, a cidade de Plácido de Castro lidera o ranking. O número de atendimento saltou de 1 em 2013 para 35 neste ano. Um aumento de 3.400%.

De acordo com Antônio Medeiros, diretor-geral do Hospital Regional de Extrema, o crescimento da demanda está ligada diretamente à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelo Governo de Rondônia.

Com os investimentos feitos pelo estado, a unidade ganhou moderna estrutura que vem permitindo a ampliação do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Williames Pimentel, o Regional de Extrema faz parte do programa de descentralização do atendimento iniciado pelo Governo de Rondônia.

“A meta é oferecer o maior volume de serviços possíveis aos pacientes da região para evitar o colapso do atendimento em unidades de Porto Velho”, explicou.
 


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)