Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Governo firma parceria com prefeitura e inicia obras em Jaru


As máquinas do DER iniciaram segunda-feira (26) em Jaru os serviços tapa buracos da av. Dom Pedro I, primeiro etapa dos 10 km que receberão recapeamento asfáltico na cidade por meio de uma parceria do governo de Rondônia com a prefeitura local. A obra de restauração da principal via de acesso ao Setor 4 será concluída em 15 dias, com o reforço das equipes das Residência Rodoviárias de Jaru e Machadinho do Oeste para aproveitar o período de estiagem na região.

O governo anunciou ainda a pavimentação de 5 km no entorno do Parque da Baixada, a conclusão dos 15 km de asfalto iniciados em 2013, paralisados durante o período chuvoso. e ainda uma parceria para recuperar 400 km de estradas vicinais, através do Projeto “Mão Amiga”, projeto em que o município cede o material e o Estado entra com o maquinário e a mão de obra.

Estima-se que há cerca de 30 km de asfalto necessitando de recapeamento asfáltico na cidade. Para atender à principal reivindicação da população, foi firmada uma parceria com o município de Jaru com o início da primeira etapa dos serviços na segunda-feira. Pelo convênio de cooperação técnica, assinado entre o governo e a prefeitura, o Departamento de Estradas e Rodagem realizará os serviços de recapeamento de 10 km de asfalto urbano, devendo o município fornecer todo o material.

A Residência Rodoviária de Machadinho do Oeste deslocou para o canteiro de obras uma equipe com 16 funcionários. O objetivo é reforçar a frente de trabalho, onde a previsão, dependendo das condições do tempo na região, é antecipar e concluir os serviços em 10 dias. De acordo com Francisco Baquer, do DER local, serão utilizados na frente de trabalho dois rolos compactadores lisos, dois socadores manuais, três caçambas, dois espargidores, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, e asfalto usinado produzido na unidade do DER inaugurada em abril pelo governador Confúcio Moura.

Os serviços serão executados em três etapas. Inicialmente, é realizada a operação tapa buracos, seguida do recapeamento e finalizado com a impermeabilização do asfalto e a micro pavimentação para a uniformização do “piso”. O recapeamento, segundo a Divisão de Engenharia, terá entre 4 e 6 cm de espessura e será feito com asfalto quente usinado, tratamento que dá maior durabilidade à obra. Baquer admitiu que todas as obras são reivindicações antigas e não foram realizadas antes por causa do período das chuvas, mas adiantou que com a chegada do “verão amazônico” as obras resgatarão a auto estima do cidadão jaruense, já que trafegar por tantos buracos gera irritação às pessoas e muito gasto com combustível e oficina mecânica aos proprietários de veículos.


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso, com informações de Nathan Monte Claro
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)