Sexta-feira, 12 de novembro de 2021 - 14h14
Atento ao desenvolvimento dos 52 municípios, o Governo de Rondônia compartilhará ideias para turbinar a economia rondoniense durante o Fórum Estadual de Prefeitos e Vereadores, que será realizado na próxima quarta-feira (17), na Talismã 21, em Porto Velho. Serão realizadas várias palestras, a exemplo da que abordará as estratégias de como replicar o feito do município mineiro de Extrema que tornou-se a maior economia do Sul de Minas.
A missão de contar o procedimento estratégico para atingir esse objetivo será do palestrante Adriano Carvalho, que quando esteve como titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Extrema (MG) conduziu o programa de atração de investimento, que multiplicou o Produto Interno Bruto (PIB) do município 14 vezes.
Atualmente, ele é diretor de Atração de Investimentos da Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (INDI). É graduado em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Sapucaí e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela PUC Minas.
Diretor de Investimentos Adriano Carvalho considera Rondônia com grandes vantagens
“Cada município tem características próprias, mas os problemas são semelhantes e a maneira de enfrentá-los também, é bom contribuir e aprender com outros municípios, e eu, hoje no Governo de Minas, venho fazendo esse trabalho de levar para os outros municípios mineiros as boas práticas de Extrema, e a gente vai levar isso para Rondônia também”.
O palestrante definiu a iniciativa do Governo de Rondônia em realizar o Fórum como “fantástica”, pois acredita que é preciso fazer isso no Brasil, para que as boas práticas sejam multiplicadas e haja a transformação. Adriano Carvalho adiantou que Rondônia tem diversos aspectos vantajosos que podem ser aproveitados para gerar mais desenvolvimento.
“Talvez a grande vantagem de Rondônia, foi a que mais me encantou, é não ser um Estado tão grande como Minas que tem 853 municípios; isso faz com que as cidades menores sejam muito sufocadas pelos grandes municípios, mas em Rondônia são mais próximos um do outro. Também tem uma riqueza natural fantástica e é um Estado jovem, cheio de energia e possui um governo pró-negócio; isso faz toda a diferença”, definiu.
O Fórum faz parte da meta estadual de revitalizar cada uma das cidades, e soma-se aos grandes projetos de beneficiamento da população que estão acontecendo nos quatro cantos do Estado por meio do “Tchau Poeira”, “Governo na Cidade” e “Governo no Campo”.
A linda da orla da área portuária, no distrito de Porto Murtinho, em São Francisco do Guaporé, um dos frutos do “Governo na Cidade”, a revitalização asfáltica de Ariquemes, resultado do “Tchau Poeira”, e as ações de infraestrutura porteira adentro em Candeias do Jamari realizadas pelo “Governo na Cidade”, são exemplos de cases de sucesso do investimento do Poder Executivo de Rondônia nos municípios, e o Fórum pretende ampliar as estratégias em diversos eixos de desenvolvimento para tornar as cidades, lugares que proporcionem mais qualidade de vida aos rondonienses.
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera
Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica
Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo novas oportunidades de emprego pe