Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

FLONA DO JAMARI: Amorim e entidades recorrem a Justiça


Medidas judiciais estão sendo interpostas amanhã (8), para suspender o processo de concessão de uso da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, por parte do deputado federal Ernandes Amorim (PTB), e de representantes dos eventuais beneficiários do empreendimento,  moradores dos municípios de Cujubim e Itapuã do Oeste.
O processo para exploração da Flona Jamari vem sendo conduzido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) – órgão do Ministério do Meio Ambiente –, segundo Amorim, de forma equivocada, imposta de cima para baixo, em total desrespeito a Lei de Gestão de Florestas Públicas que determina a realização de audiências com ampla divulgação aos envolvidos – moradores e interessados em participar do processo -; e “feito às escondidas” sem a participação das autoridades do Estado e, principalmente, da bancada federal.

Amorim vinha negociando a ampliação de prazos, como forma de assegurar a todos o direito de participação, mas nesta quarta-feira se viu obrigado a recorrer da Justiça, dado o tratamento “de estado periférico” dispensado pelo Serviço Florestal Brasileiro a Rondônia, sua gente e representantes.
É que o SFB havia concordado com as reclamações do deputado e adiado o prazo de publicação do edital de licitação da Flona para o dia 14 próximo – previsto inicialmente para 31 de outubro – e realizar novas audiências agendadas uma em Cujubim (8) e outra em Itapuã (9), mas novamente sem dar ampla divulgação do evento. “Nem na página deles na Internet tem o local e hora dessas audiências. O que temos solicitado é prazo e mobilização para que os envolvidos possam realmente participar da elaboração desse edital. Mas novamente vem às escondidas e querem validar de todas as formas o que foi feito apenas em gabinete. Por essa razão, fomos procurados por entidades para suspender esse processo na Justiça até que seja assegurado o direito de se discutir esse processo”. Amorim também procurou o governador Ivo Cassol (sem partido) que já se manifestou contrário ao processo e também determinou medidas judiciais para sustá-lo.
Em reunião ocorrida na Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), nesta quarta-feira, técnicos do SFB alegaram que tem dado publicidade das audiências via internet aos moradores de Cujubim e Itapuã do Oeste. “Onde que um colono tem acesso nessas localidades a Internet. Não se podem tratar coisas sérias dessa forma. Exigimos respeito e vamos buscá-lo na Justiça. Na página do órgão não consta nem local nem horário dessas reuniões. A de Porto Velho da mesma forma. Só a Justiça pode resolver essa questão”. Amorim afirma que, mesmo ser ter sido formamelmente convidado, participará das audiências, “pois temos muito a ajudar, propostas, e muitos porquês a serem esclarecidos”. 

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Reforma administrativa gera economia aos cofres públicos de Porto Velho

Complementar nº 1.394/25, que acrescenta normas à Lei Complementar 1.000/25 que tece sob o organograma básico dos órgãos da Administração Direta e Ind

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

Prefeitura de Porto Velho solicita aos moradores que aguardem o aviso da Semusb para retirar os entulhos dos quintais

O mutirão de limpeza que a Prefeitura de Porto Velho está fazendo em parceria com os moradores já atendeu os bairros Cohab Floresta, Aponiã, Caladinho

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

Avenida Calama recebe novo asfalto em acesso ao condomínio

A prefeitura de Porto Velho vem dando continuidade ao trabalho de recapeamento da avenida Calama, na região que dá acesso ao condomínio popular Crista

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Ação da Prefeitura coloca ponto final a problema elétrico no Mercado Central de Porto Velho

Considerado um dos cartões de apresentação da cultura, comida e artesanato de Porto Velho, o Mercado Central passou por uma reestruturação em sua rede

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)