Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Festival de Pesca de Cacoal é cancelado


 

A 11ª edição do Festival de Pesca de Cacoal, que a princípio seria realizado no dia 2 de maio foi cancelado pela diretoria da Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (Aspec), organizadora do tradicional evento que moviemnta a cidade de Cacoal, trazendo à Capital do Café pescadores de todo o estado.

De acordo com o presidente da Aspec, Ivo Galvão, o festival foi cancelado devido às inúmeras exigências feitas pelo Ministério Público Estadual, a menos de dois meses da realização do evento. “O MP exigiu que a Aspec cumprisse diversas exigências e ficou complicado pra gente dar conta de tudo, em menos de dois meses. E se fôssemos cumprir outras exigências, como a obrigatoriedade do arais para cada piloto de barco participante, isso diminuiria muito a participação no festival, e tornaria inviável a realização do evento”.

No Termo de Ajuste de Conduta enviado à Aspec pelo MP, ficou definido que o Ministério Público encaminharia solicitação para que a Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, Marinha e Corpo de Bombeiros fiscalizassem o evento, os barcos e participantes do festival.  

"Nós entendemos as exigências do MP, inclusive já faz parte do nosso regulamento, essas e outras exigências, exceto a do arrais amador, pois no interior de Rondônia, são poucos os que possuem esta documentação, tendo em vista que não existe posto da Marinha nesta região. 

Uma vez, a convite da Aspec, a Marinha veio à Cacoal, mas todos os custos foram bancados pela associação de Pesca. Nós calculamos que dos que participam do Festival de Pesca, apenas uns 30 ou 40 possuem o Arrais, o que mostra que seria inviável realizar o evento, uma vez que nem mesmo conseguiríamos cobrir os gastos com o Festival”.

De acordo com o presidente, houve uma tentativa da Aspec proposta ao Ministério Público de exigir o arrais, a partir do próximo festival, uma vez que a exigência do MP surgiu a menos de dois meses da realização do 11° Festival de Pesca de Cacoal, mas não houve consenso.

“Infelizmente nós não conseguimos entrar em um acordo, por isso decidimos cancelar o festival deste ano e nos prepararmos para tentar organizar, cumprindo as normas exigidas pelo Ministério Público, no próximo ano”, encerrou o presidente Ivo Galvão. (Por Giliane Perin)

Fonte: Giliane Perin
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)