Segunda-feira, 5 de dezembro de 2016 - 11h09
Ao longo do mês de dezembro, a cidade de Machadinho do Oeste realizará várias atividades. Apresentações de coral e teatro vão envolver toda a cidade.
Nos sábados do mês em que se comemora uma das datas mais esperadas do ano, o Natal, a praça municipal Governador Jorge Teixeira vai receber a encenação do nascimento de Jesus. Nesta segunda-feira (5), será iniciada as festividades a partir das 20h, com queima de fogos e apresentações natalinas.
O município tem sua principal renda econômica em atividades agrícolas, como bois de corte e leiteiro, agricultura familiar e o agronegócio, que são responsáveis por mais de 50% do setor produtivo. O objetivo do projeto Cultural Natalino é fomentar ainda mais a cidade nesta época do ano.
Engajando toda a sociedade a Associação Comercial e Empresarial de Machadinho do Oeste (Acema) estudou a proposta junto com o comércio, escolas, entidades públicas onde decidiram implantar o projeto natalino.
Segundo a presidente da Acema, Madalena Teresinha Strack Petik, o festival vai ter um impacto extremamente positivo para a cultura e o lazer dos machadienses. “Com o evento, se pretende implantar uma tradição cultural de toda a população do município e no calendário de festividades do estado, comparando com o festejo do Flor do Maracujá [arraial de Porto Velho]”, disse Madalena.
Tendo conhecimento do interesse de implantar a cultura natalina na cidade, a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e o deputado Ezequiel Junior deram apoio financeiro de R$ 40 mil para serem custeadas despesas com pisca-pisca, led, cascata, árvores, flocos de neve, bolas para árvore e diversos materiais para decoração.
Para o coordenador de Cultura, Fabiano Barros, este momento de engajamento deixa claro que a cidade esta bem preparada para implementação do projeto e consolidar esse evento no calendário de festividades de Rondônia.
De acordo com o títular da Sejucel, Rodnei Paes, as festas natalinas não se tratam exclusivamente de uma manifestação religiosa. Para ele, é compreendido que a festa se tornou um movimento cultural que agrega valores como, confraternização, além de produzir manifestações artísticas.
Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da Acema
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)
prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, divulgou nesta quinta-feira (23), ponto facultativo na próxima segunda-feira (27) para o funcionalismo municipal
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)