Segunda-feira, 13 de novembro de 2006 - 10h09
O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou, na semana passada, a autorização para o funcionamento do curso de Medicina que está sendo implantado pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal(Facimed), instituição que há cinco anos oferece cursos de nível superior na área da saúde.
"Este é um importante passo para consolidarmos o curso que é o máximo que a faculdade pleiteia, e agradeço muito o apoio da senadora Fátima Cleide. Com uma postura política muito boa, que aliás dificilmente encontraria noutras pessoas, ela colocou seu gabinete à disposição e desde o primeiro momento acompanha com prioridade a tramitação do processo no Ministério da Educação", diz a presidente da Facimed, professora Sandra Marques.
Com a assinatura da portaria 1814 pelo ministro, o que ocorreu no dia 9 de novembro, a Facimed realiza seu primeiro vestibular para Medicina e também Medicina Veterinária agora em dezembro. "No caso de Medicina, o aluno terá a formação de médico generalista, o que é amparado pelo SUS, com ações voltadas para integralização do ser humano. Teremos professores de São Paulo, de Mato Grosso e Porto Velho, e nossa aspiração é oferecer um curso da melhor qualidade", diz Sandra.
Segundo Marques, Cacoal será a única cidade da região Norte do País excetuando-se as capitais a ter curso de Medicina. A Facimed já trabalha para ser parceira do Hospital Daniel Comboni, cuja construção está em vias de ser concluída, e terá a categoria de hospital-escola. "Isso é muito importante, porque o nível de profissionais é muito bom, com exigência de ter professores o tempo inteiro". Os universitários da Facimed farão estágios no Daniel Comboni.
Os cursos existentes hoje na Facimed são Fisioterapia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Ciências Biológicas. Sandra Marques acredita que com a oferta do curso de Medicina a tendência é reduzir a carência de médicos na região. "O salário tem que ser bastante atraente para um médico deixar sua cidade no Sul ou Sudeste do País e vir atuar em nossa região".
Fonte: Mara Paraguassu
Sebrae em Rondônia: Pacto pela Inovação avança no estado
O Sebrae em Rondônia sediou a reunião do Comitê de Inovação e Sustentabilidade do FROMIMPE, na sede do Sebrae em Porto Velho, onde deu continuidade
Confira a programação do segundo dia das comemorações pelos 111 anos de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho preparou uma programação especial para celebrar os 111 anos da capital. As festividades começaram ainda no final de setemb
Começa a montagem do maior bolo da região Norte para o aniversário de Porto Velho
Em frente ao histórico Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho, equipes de voluntários já iniciaram a montagem do bolo de 111 metros, em
Show gospel com Jefferson & Suellen abre programação dos 111 anos de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho deu início, nesta quarta-feira (1º), à programação cultural em celebração aos 111 anos da capital. O primeiro show da agen