Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cultura do café mobiliza agricultores de Cacoal em Dia de Campo


  
Com o preço da saca de café beneficiado chegando a quase R$ 200, os agricultores dedicados a cafeicultura no município de Cacoal comemoram a boa fase do produto no mercado, buscando mais tecnologia para garantir o sucesso do negócio, um bom exemplo disso é a atitude dos produtores da associação da linha 9, que incluíram em sua festa anual de confraternização um Dia de Campo sobre condução da cultura, destacando a qualidade e comercialização do café, realizado pelos técnicos do Escritório Local da Emater-RO.

O evento realizado em parceria pela Associação dos Produtores e Trabalhadores da linha 9 – Astra e Emater Cacoal contou com o apoio da Seapes, Banco do Brasil, e diversas casas comerciais. A decisão de incluir o dia de campo na confraternização é um gesto claro de quem adota a máxima de "primeiro a obrigação e depois a diversão", naturalmente que depois das palestras técnicas rola a festa com churrasco e muita música.

A lavoura do café é a cultura perene mais importante de Rondônia, e o município de Cacoal é o maior produtor do Estado, com uma área plantada de 16.749 hectares e uma produção aproximada de 12 mil toneladas ano, diz o gerente local da Emater, Jailton Pereira de Santana.

A espécie mais cultivada é a coffea Canéfora variedade conilon, devido a sua rusticidade e facilidade de colheita, mas a produtividade média dos agricultores ainda é baixa não passando de 12 sacas por hectare, quando o ideal seria uma media de pelo menos 40 sacas.

Além dos problemas de condução da lavoura, como controle de pragas, podas e adubação inadequadas, outro fator que faz baixar a produtividade dos cultivos é a colheita mal feita e a deficiência das práticas de pós-colheita, afirma Benedito Alves técnico da Emater-RO, especialista em classificação de café.

Para reverter o cenário atual os técnicos propõem aos agricultores a introdução de novas variedades com características geneticamente melhoradas, cuidados na produção das mudas e o controle do numero de hastes da planta através de podas.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)