Quinta-feira, 4 de agosto de 2016 - 00h09
A 17ª edição do concurso leiteiro foi marcada nesta ano por uma disputa acirrada na categoria novilha. A diferença do primeiro para o segundo lugar foi de um copo grande de leite, exatamente 495 gramas, o que fez da vaca Itália a campeã na 33ª Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari).
A proprietária da novilha Itália, Luana Vital, do município de Monte Negro, é de uma família tradicional na atividade leiteira, e já coleciona títulos de vários concursos leiteiros, mas, segundo ela, essa vitória teve um sabor especial, por vencer a novilha Leise, de Ariquemes, que mostrou ser uma grande produtora de leite, pois na semi-final a diferença foi menor ainda, apenas 0,60 gramas. “A emoção foi quase insuportável”, declarou Luana.
Luana explicou que ela e sua família participam do programa Inseminar, do governo estadual, e conta com a assistência técnica da Emater, o que contribui para a qualidade do rebanho. Com o dinheiro do prêmio ela irá investir ainda mais em melhoramento genético.
Já na categoria vaca, a campeã foi a vaca Vitória, do município de Machadinho do Oeste, de propriedade de Jair Alves, que se consagrou com a produção média de 43.2 quilos, enquanto que a segunda colocada de Ariquemes, a Cleisi, de propriedade de Adeir Souza, registrou a média de 40.3 quilos de leite.
É na região de Ouro Preto do Oeste que se concentra a bacia leiteira do estado, porém, a região do Vale do Jamari vem se destacando nessa atividade. Na 16ª edição do Concurso Leiteiro, realizada em 2015, a vaca Indústria, do município de Monte Negro, foi vitoriosa com a produção de 53 quilos por dia, recorde no estado.
O supervisor técnico da Emater no Vale do Jamari, Mateus Follador, disse que o crescimento expressivo é resultado de incentivos e da assistência técnica oferecida pelo governo, proporcionando melhores condições genética, nutricional e sanitária do rebanho leiteiro. “Por mais um ano, o concurso leiteiro regional demonstrou o potencial genético e produtivo que já é realidade em nossos municípios Uma competição saudável e de grande valia”, ponderou.
Ao todo, 27 produtores dos municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Machadinho do Oeste e Monte Negro participaram do 17º Concurso Leiteiro Regional concorrendo a R$ 20 mil de premiação em dinheiro, divididos entres os primeiros colocados em duas categorias: Vaca e Novilha.
A produção de 684,6 quilos de leite, resultado do concurso leiteiro, foi pasteurizado para ser doado às instituições de caridade e famílias carentes do município de Ariquemes.
O Concurso Leiteiro Regional é uma ação do governo estadual desenvolvida pela Emater, em parceria com a Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA) e a Associação dos Produtores Leiteiros de Ariquemes (Asprodil), que objetiva incentivar e fortalecer a pecuária leiteira da agricultura familiar, através da exposição genética do rebanho e a produção de leite.
Vencedores do Concurso Leiteiro Regional 2016
Categoria Novilha
1º Lugar: Monte Negro, produtora Luana Vital, com a novilha Itália, com a média diária de 24,287 kg de leite
2º Lugar: Ariquemes, produtor Adeir de Souza, com a novilha Leise, com a média diária de 24.122 kg de leite;
3º Lugar: Alto Paraiso, produtor Edson Erezi, com a novilha Famosa, com produção média diária de 12.075 kg de leite
Categoria Vaca
1º Lugar: Machadinho D’oeste, produtor Jair Alves com a vaca Vitória, produção média diária de 43.287 kg de leite
2º Lugar: Ariquemes, produtor Adeir de Souza, com a vaca Cleise, produção média diária de 40.390 kg de leite;
3º Lugar: Machadinho D’oeste, produtor Douglas de Oliveira, com a vaca Mantega, com a produção média diária de 38.990 kg de leite.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Leandro Kazuo
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (27)
prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, divulgou nesta quinta-feira (23), ponto facultativo na próxima segunda-feira (27) para o funcionalismo municipal
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)