Sexta-feira, 10 de abril de 2015 - 10h50

Implementação de Sistema Agroflorestal inicia produção
A Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai divulgar nos quatro dias de realização da 4ª edição da Feira Rondônia Rural Show as novas técnicas de cultivo consorciado desenvolvidas em Sistema Agroflorestal (SAF) com espécies de ciclos de colheita curta e mais longa, como o cacau, banana e essências florestais. A Feira vai acontecer no período de 27 a 30 de maio, no Parque Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.
Uma das maiores vantagens do sistema é a colheita desde o primeiro ano de produção, contribuindo para que o produtor obtenha renda com o plantio de espécies anuais, entre as quais hortaliças e as frutíferas de ciclo curto enquanto espera a época da colheita de outras espécies florestais e frutíferas de ciclo mais longo.
Segundo Alberto de Oliveira Quintans, chefe de Extensão Rural da Ceplac Rondônia, o SAF é uma experiência desenvolvida numa área de 800 metros quadrados, com solo de baixa fertilidade. “Foram aplicadas tecnologias que superam tais limitações, que podem ser adotadas por micro e grande produtor”.
O secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária, Evandro Padovani, lembra que o modelo é uma opção para a agricultura familiar gerar renda em um pequeno espaço de terra por vários anos. “Em menos de um ano já é possível produzir. É isso que queremos mostrar na vitrine tecnológica. É possível ter renda em um pequeno espaço tecnificado”, afirmou.
HIDROGEL
Uma das experiências citadas por Quintans foi com o uso do “hidrogel”, que previne a lixiviação de nutrientes do solo e retém a água próximo às raízes e reduz os custos com irrigação, evitando por até 60 dias o chamado estresse hídrico das plantas.
As bananeiras, utilizadas para fazer sombra provisória aos cacaueiros, servem também como fonte de renda para o produtor, a partir do primeiro ano de cultivo.
As experiências com mudas de cacaueiros enxertadas com outras cultivares apresentam várias vantagens, como a precocidade, baixo porte das plantas, tolerância à doença vassoura de bruxa, frutos e amêndoas grandes, além de alta produtividade.
As essências florestais utilizadas em áreas de cultivo consorciadas geram conforto térmico à lavoura e contribuem para a formação de um microclima de temperatura moderada. Garantem também sequestro de carbono e na fase adulta as árvores poderão ser abatidas e comercializadas.
Fonte
Texto: Abdoral Cardoso e Dhiony Costa e Silva
Fotos: José Raymundo
Decom - Governo de Rondônia
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade
A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social
Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu
    Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)