Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias: Evento no Dia Mundial de Combate a Malária



O combate à malária é um dos focos da Prefeitura de Candeias do Jamari, que realizou na manhã de ontem, sexta-feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, um importante evento de conscientização e alerta para a população sobre a importância dos cuidados precoces para combater e evitar a doença.

As atividades foram realizadas no pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jaime Barcessat, localizada no bairro Satélite, um dos bairros mais afetados pela doença, de acordo com informações da apoiadora municipal para controle da malária, bióloga Joana Sena.

A abertura do evento contou com a presença do secretário municipal de saúde, Heráclio Rodrigues Duran, coordenador estadual de controle da malária, Roberto Nakaoka, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), coordenador de endemias Raimundo Soares da Cruz, coordenadora da Atenção Básica,enfermeira Glayciane Bezerra, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Adriana Rodrigues, diretor da Escola Jaime Barcessat, professor Mário Joaquim dos Santos, professores e alunos, além das equipes técnicas de Entomologia do Lacen, Semed de Porto Velho, Jocum e equipe do laboratório da malária de Candeias. Locução com o radialista Amaral Júnior.

A manhã foi de muitas atividades e o mosquito da Malária fez apresentações de como são transmitidas as doenças endêmicas, juntamente com o mosquito da Dengue. Vários stands foram montados para visitação e esclarecimento de dúvidas. Equipes do LACEN apresentou amostras de anofelinos adultos e larvas, lupas entomológicas, copos entomológicos, armadilhas de captura, capturador de castro, coordenado por Alda Lobato.

No segundo stand foi montado um Laboratório de Diagnóstico da Malária, coleta de lâminas dos visitantes, microscópio e lâminas positivas de malária e cartazes com plasmódios, sob a coordenação de Valdinei Maia e Tina Gonçalves. No terceiro stand foi montado uma exposição de mosquiteiros, termonebulizadores e pulverizador Guarany, com orientações, uso e lavagem dos MILD´s e cartazes sobre o mosquito, apresentando ainda a área de risco da doença, coordenador por João Dantas e José João.

Na Sala A teve um cineminha para crianças com o filme “Os Sete Anões sobre o controle da malária”, apresentado por Ana Paula e Joana Sena.

Candeias: Evento no Dia Mundial de Combate a Malária - Gente de Opinião

O evento contou ainda com várias brincadeiras, como o jogo de chão, corrida contra a malária, concurso cultural com perguntas e respostas, concurso de desenho do Ciclo de transmissão da malária e brincadeira da cabra cega. A equipe da saúde distribuiu folders informativos e entregou vários brindes e camisetas com o tema para os participantes das atividades.

O prefeito Francisco Sobreira de Soares (Careca) ressalta que iniciativas como essa são de extrema importância para a luta contra a doença. “Para combater a doença, o Dia Mundial da Malária oferece uma oportunidade para compartilhar informações com a sociedade civil. Parabéns a toda equipe envolvida nessas ações, trabalhando para aumentar a conscientização sobre a malária, como uma doença que pode ser evitada e tratada, além de mobilizar ações para reduzir a imensa carga social e econômica que representa”, destacou o prefeito, que não esteve presente ao evento, mas dedica total apoio nas campanhas realizadas.

A malária é causada por um parasita denominado Plasmodium, que é transmitido através das picadas de mosquitos do gênero Anopheles infectados. No corpo humano, os parasitas multiplicam-se no fígado, e em seguida, infectam as células vermelhas do sangue (hemácias). São conhecidas mais de 100 espécies de Anopheles que podem transmitir malária, porém apenas 30-40 transmitem mais comumente o parasita em regiões endêmicas. Anopleles gambiae é o mais conhecido, por seu papel na transmissão da espécie do parasita mais perigoso para os humanos, o Plasmodium falciparum.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)