Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL : Aeroporto deve ser liberado em 60 dias para aeronaves de pequeno porte


  

Num prazo de 60 dias o aeroporto de Cacoal deve ser liberado para vôos de aeronaves de pequeno porte, e até o próximo mês de junho para vôos comerciais. Essa é a expectativa do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), responsável pela execução do projeto do aeródromo (pista de pouso, pista de táxi e pátio de aeronave).

O diretor-geral do Departamento, engenheiro Jacques Albagli, disse que a visita de inspeção para a homologação do aeródromo já foi solicitada pelo Governo do Estado junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Sétimo Comando da Aeronáutica (Comar-7). O engenheiro acredita que a vistoria deve ocorrer num limite de 30 dias e que a tramitação de documentos para a homologação leve outros 30 dias.

O engenheiro Almir Campelo, responsável pela coordenação do projeto, ressaltou que a homologação será inicialmente para a aviação de pequeno porte em razão de o Estado estar licitando as obras da seção de combate a incêndio. “Após essa etapa o aeroporto estará apto a receber vôos comercias (grande porte), a partir de meados de junho”, completou. 

Albagli lembrou o trabalho de responsabilidade do DER foi encerrado no último mês, com a execução da pista de pouso, pista de táxi e pátio de aeronave, sinalização horizontal e balizamento noturno. Disse também que os trabalhos no terminal de passageiros e urbanização estão a cargo do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), já em fase de conclusão, serviços os quais devem ser encerrados durante o prazo de homologação do aeródromo. 

Jacques Albagli falou do empenho do governador Ivo Cassol na realização da obra, lembrando que os trabalhos ficaram paralisados por quase três anos e em 2008 Cassol assinou convênios para a conclusão da obra. Destacou que entre as execuções do aeroporto, do terminal de passageiros, da construção da seção de combate a incêndio e da pavimentação da rodovia de acesso ao aeroporto, os investimentos ultrapassam os R$ 15 milhões, injetados entre os anos de 2002 a 2008. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

PVH em Ação leva serviços essenciais para a população de Porto Velho

Trazendo uma variedade de serviços assistenciais e de cidadania à comunidade, o evento PVH em Ação, que aconteceu na manhã deste sábado (28), contou a

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Prefeitura entrega primeira etapa da iluminação da avenida Guaporé, em Porto Velho

Durante anos, quem passava pela avenida Guaporé, nas proximidades do Hospital Cemetron, em Porto Velho, enfrentava o medo e a insegurança. A escuridão

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

Arquidiocese de Porto Velho realiza Congresso Eucarístico em comemoração aos 100 anos de criação

"Do céu para o altar da Amazônia" é a inspiração que guiará a Arquidiocese de Porto Velho na realização do Congresso Eucarístico Arquidiocesano, de

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

2ª edição do PVH em Ação acontece neste sábado com mais de 120 serviços gratuitos

Neste sábado (28) a zona Sul da capital recebe a 2ª edição do PVH em Ação, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho que leva mais de 126 serviços gratu

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)