Domingo, 3 de fevereiro de 2008 - 21h05
A Prefeitura de Ariquemes buscando atender as necessidades dos usuários assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial CAPS - e viabilizar o recebimento de recursos federais, está desenvolvendo uma reestruturação organizacional e funcional das ações e serviços do Centro. As mudanças ocorrerão com a elaboração de novas estratégias, envolvendo o paciente, a família, a comunidade e a equipe de atenção básica de saúde.
Outra novidade desta reestruturação são as parcerias com as instituições públicas e privadas de ensino, associações e empresas, que ajudarão o município na recuperação destes pacientes
"A idéia é incluir o paciente e a família na vida produtiva e auxiliar na sua independência e autonomia ao exercício da cidadania", expõe a coordenadora técnica de elaboração do projeto, enfermeira Leila Boff.
Leila Boff destaca que a comunidade também possui um papel importante no processo de desmistificação dos pacientes com transtornos psiquiátricos, normalmente considerados improdutivos. "Ao agir sem preconceito todos podemos ajudar a integrar estas pessoas especiais no contexto social, devolvendo sua dignidade", enfatiza.
O Centro de Atenção Psicossocial foi implantado no município há três anos. Neste período o programa vem sendo mantido apenas com recursos municipais. São mais de 1.300 pacientes cadastrados na Região do Vale do Jamari. Todos recebem o tratamento em Ariquemes.
O serviço prestado pelo CAPS é dirigido a pessoas com transtornos comportamentais e mentais. O Centro de Atenção tem como finalidade integrar estes pacientes ao convívio em sociedade e promover a desospitalização.
Para a realização deste trabalho, o CAPS conta com duas equipes. A equipe multidisciplinar, que é composta por psiquiatra, enfermeiro, psicóloga, terapeuta ocupacional, educador e um profissional de educação. A equipe de apoio conta com um artesão, um profissional administrativo, um técnico de enfermagem e voluntários.
A sede do CAPS fica localizada na Rua das Papoulas, n° 2325, no Setor 04. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado.
Gerência de Comunicação - PMA
Fonte: Ascom
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