Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes cria empresa municipal de saneamento


 
O Projeto de Lei, que cria a Autarquia Saneamentos de Ariquemes – Saneari - foi aprovado nesta quarta-feira em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Ariquemes. Depois de sancionado pelo prefeito Márcio Raposo, o executivo municipal já poderá iniciar os procedimentos de implantação da empresa pública, que será responsável pelo gerenciamento, administração e realização dos trabalhos de saneamento básico, tratamento de esgoto e abastecimento de água para todos os bairros da cidade. O projeto foi aprovado por nove votos favoráveis.

O Vereador Val do PT foi o único a votar contra a implantação da empresa estatal. Presidente da Câmara, o vereador, disse na tribuna, que já havia informado ao prefeito Márcio, sua posição contrária, mas que continua a defender o governo do atual prefeito.

Apesar de a Saneari ser responsável por todos os serviços que requer especificidade na área, o projeto prevê que outras empresas qualificadas poderão participar de licitações e oferecer trabalhos inerentes a saneamentos e áreas afins: distribuição de água tratada e serviço de aterro sanitário. Dentre estas empresas está a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, que hoje é responsável, exclusiva, pela prestação do serviço.

A empresa, municipal, vai administrar milhões de recursos vindos do governo federal, especialmente verbas do PAC. “Não queremos acabar com a Caerd”, disse o vereador Clovis José, Líder do governo na Câmara Municipal. O vereador, do PMDB, enfatiza que a mão de obra de profissionais da Caerd não vai deixar de ser contemplada pela nova empresa, “desde que a Caerd participe do processo de licitação, na disputa com outras empresas do ramo”, enfatizou.

Clovis disse que, enquete feita por uma emissora de rádio local, a maioria esmagadora dos ouvintes que participaram, afirmou ser favorável a instituição da empresa pública. Na mesma direção, o Vereador João Leite disse que a criação da autarquia é de fundamental importância, considerando que a população de Ariquemes anseia por um serviço de saneamento básico de qualidade.

 Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Sine Municipal de Porto Velho informa vagas de emprego e serviços para os trabalhadore

Sine Municipal de Porto Velho informa vagas de emprego e serviços para os trabalhadore

O Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza diversas vagas de emprego esta semana. Entre elas, existem oportunidades para motorista, entregador, aux

Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

A letra, de autoria de Gesiel Leviathan Sampaio, havia sido escrita na década de 1990 e ganhou melodia própria neste ano de 2025, consolidando-se co

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)