Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

1.400 famílias serão beneficiadas pelo Morada Nova


Gente de Opinião

Ato de assinatura do Termo de Compromisso

O Programa Morada Nova do governo de Rondônia beneficiará mais de 1.400 famílias de Ji-Paraná. O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Márcio Félix, e o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, assinaram o termo de compromisso na manhã desta segunda-feira (6), estabelecendo parcerias para a construção de novas moradias no município.

O documento assinado esclarece as atribuições de cada esfera pública na execução dos programas habitacionais. Pela parceria, os governos estadual e federal assumem juntos recursos de R$ 94 milhões para edificação dos 1.456 apartamentos distribuídos em 91 prédios, com 16 moradias cada, bem como na construção da infraestrutura do conjunto, como o saneamento básico e a pavimentação de ruas. Além desta atribuição compartilhada, o governo estadual também coordena e capacita técnicos municipais para as funções burocráticas do funcionamento dos programas Morada Nova (governo estadual) e Minha Casa Minha Vida (governo federal).

Conforme estabelece a parceria, a prefeitura fica co-responsável na execução das demais etapas dos programas junto ao governo estadual, como: as inscrições, visitas domiciliares, análise técnica, sorteio dos candidatos, sorteio dos endereços, vistoria dos imóveis, assinatura de contratos e entrega das unidades habitacionais.

“A experiência conjunta, tida no Bosques dos Ipês I e II, nos credencia a formalizar mais esta parceria com a prefeitura”, declarou o secretário adjunto Márcio Félix, referindo-se às 593 casas já entregues às famílias contempladas na primeira etapa do programa Morada Nova, instituído pelo governo estadual em Ji-Paraná. A obra de outras 800 moradias, no Residencial Capelasso, já está sendo realizada.

O prefeito Jesualdo Pires agradeceu ao governo do estado pelo esforço em colaborar na redução do déficit habitacional em Ji-Paraná, que já chegou há 4 mil moradias há dois anos. “Somos gratos ao governador Confúcio pelo empenho, parceria e esforço em ajudar a segunda maior cidade de Rondônia com obras tão importantes”, agradeceu.

Para o secretário executivo regional, Romildo Pereira, o compromisso do governador Confúcio Moura em construir 20 mil moradias de interesse social em Rondônia está se concretizando. “Só em Ji-Paraná será mais de 10% do compromisso das moradias”, frisou o secretário regional, destacando as 2.849 residências populares.

As inscrições para os apartamentos deverão ocorrer em junho em local a ser definido. Participaram do ato de assinatura a secretária municipal de Assistência Social, Sônia Reigota; os vereadores Edilson Vieira, Joaquim Teixeira e Jessé Bitencourt; e os técnicos em habitação, Antônio Sena [Seas] e Lidiane Tanazildo [Semas].
 


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)