Quinta-feira, 13 de março de 2014 - 05h03
Da Agência Brasil
A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) informou ontem (12) que designará uma comissão para acompanhar e assessorar o diálogo político entre o governo do presidente Nicolás Maduro e setores de oposição no país. Uma comissão, composta por chanceleres, será criada para acompanhar os diálogos na Venezuela e, segundo declaração, uma reunião deverá ocorrer até a primeira semana de abril.
Na nota, divulgada após encontro dos chanceleres em Santiago, a Unasul expressou também condolências e solidariedade aos parentes de vítimas. E disse rejeitar os atos de violência ocorridos em meio aos protestos na Venezuela durante este mês. O órgão defendeu a liberdade de expressão e reunião pacífica no país.
“Ratificando o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de expressão e reunião pacífica, circulação e livre trânsito, saúde e educação, como condições essenciais ao desenvolvimento do processo de integração sul-americana”, diz a declaração conjunta emitida pelos chanceleres.
O Conselho de Ministros também exortou às “forças políticas e sociais do país a privilegiarem o diálogo democrático e constitucional, assim como a concordância". “Reafirmamos que qualquer demanda deve ser canalizada de forma pacífica, pela via democrática, respeitando o Estado de Direito e suas instituições”, expressa o texto.
O chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo disse que o documento da Unasul "marcou a coesão e o apoio ao diálogo, à paz e à concórdia na Venezuela" e manifestou a esperança de que todas as forcas políticas venezuelanas participem do diálogo, que terá o apoio da recém-criada comissão.
O chanceler da Venezuela, Elías Jaua, agradeceu o apoio dos outros onze ministros, mas manteve firme a sua posição: "O governo não tem que fazer mea culpa. O governo está enfrentando democraticamente com força legal, diferencial e proporcional do Estado venezuelano uma tentativa de derrubada".
O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici
Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o