Segunda-feira, 7 de abril de 2014 - 07h20
*Da Agência Brasil
Luis Guillermo Solis foi praticamente eleito hoje (7) presidente da Costa Rica, após ter conquistado mais de 70% dos votos no segundo turno das eleições desse domingo. A vitória do historiador é a primeira de candidato de um terceiro partido (Ação Cidadã, centro-esquerda) em décadas.
Luis Guillermo Solis contava com 77,69% dos votos quando estavam contabilizados mais de metade dos boletins, segundo anunciou o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) duas horas depois do encerramento da votação, mas Solis ainda não foi oficialmente proclamado vencedor. A taxa de abstenção foi 43,6%.
O candidato do Partido Libertação Nacional (PLN), no poder, Johnny Araya, conquistou 22,31% dos votos.
Solis superou a meta de obter 1 milhão de votos, correspondentes a um terço do universo de 3,1 milhões de eleitores.
O candidato do Partido de Ação Cidadã acumula, segundo os dados mais recentes, 1.029.409 votos, transformando-se no primeiro a ultrapassar a faixa de 1 milhão de votos na história da Costa Rica.
Segundo o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Luis Antonio Sobrado, a Costa Rica "esteve à altura do desafio" de um segundo turno, o que havia ocorrido somente uma vez., em 2002.
Solis, um historiador de 53 anos que dedicou 30 ao ensino, iniciou a campanha dizendo que pretendia acabar com o "desgoverno" do PLN nos últimos oito anos, liderado por Óscar Arias (2006-2010) e Laura Chinchilla (2010-2014). Ele prometeu ainda uma luta frontal contra a corrupção e pôr um ponto final à pobreza extrema que afeta 6% dos costarriquenhos.
Com a vitória, o Partido de Ação Cidadã, fundado no ano 2000, chega pela primeira vez ao poder na história da Costa Rica.
*Com informações da Agência Lusa
O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici
Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o