Terça-feira, 24 de julho de 2012 - 08h12
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília - Ao completar um ano no governo, o presidente do Peru, Ollanta Humala, anunciou que fará uma reforma ministerial. Ontem (23) vários ministros colocaram os cargos à disposição informando que pretendiam facilitar o processo para o presidente. O chefe de gabinete da Presidência da República peruana, Juan Jimenez, disse que as reformas pretendem fortalecer a segurança pública e o combate ao crime organizado no país.
Jimenez disse ainda que as mudanças incluem alterações na estrutura da polícia nacional e a unificação de uma série de agências de controle do crime organizado no Peru. “A segurança pública é um objetivo fundamental em todo o país", disse ele.
O chefe de gabinete apelou também para que partidos políticos, veículos de comunicação e movimentos sociais cooperem com o governo no que chamou de combate ao terrorismo. “É hora de reagir firmemente e rejeitar esses grupos que buscam minar a democracia e estabelecer uma nova relação de todos com o problema”, destacou Jimenez.
Humala assumiu o poder em julho de 2011. Na ocasião, sua vitória foi celebrada por vários líderes políticos sul-americanos por representar a vitória sobre o conservadorismo político. Ele venceu as eleições contra Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000). Ao tomar posse, o presidente prometeu dar prioridade às questões sociais e de segurança.
O Brasil foi o primeiro país visitado por Humala, logo depois de sua eleições. Segundo ele, os programas de transferência devem ser tomados como exemplo para o Peru. Ele elogiou as conquistas sociais obtidas no Brasil, nos últimos anos.
*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina.
O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici
Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o