Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Jornal britânico revela fitas do acidente de Nelsinho


 
O jornal britânico The Times revelou em sua edição desta terça-feira trechos da conversa de rádio da equipe Renault durante o acidente do piloto brasileiro Nelson Piquet Júnior no Grande Prêmio de Cingapura de 2008. 


BBC Brasil

Na gravação, Piquet pede desculpas e o diretor de Engenharia, Pat Symonds, manifesta preocupação com o estado do piloto após o acidente. O diretor da equipe, Flavio Briatore, no entanto, não se mostra imediatamente preocupado com Nelsinho e ainda ofende o brasileiro pelo acidente.

As fitas estão sendo usadas pelo órgão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que está investigando o acidente. Após ser demitido da Renault por mau desempenho neste ano, Nelsinho acusou Symonds e Briatore de pressioná-lo para bater na corrida de Cingapura no ano passado para favorecer o outro piloto da equipe, o espanhol Fernando Alonso, que acabou ganhando a prova.

Segundo o Times, Symonds teria recebido uma garantia de imunidade da FIA caso colaborasse com as investigações. 


'Ele não é um piloto'


Segundo Nelsinho, o plano de Symonds e Briatore consistiu em fazer Alonso parar nos boxes para reabastecer na 12ª volta, quatro voltas antes do previsto. Na 14ª volta, Nelsinho bateu o carro contra a parede, fazendo com que o "safety car" fosse mandado para a pista. Neste período, os pilotos não podem realizar ultrapassagens e aproveitam para reabastecer nos boxes. Todos os carros que estavam na frente de Alonso pararam, deixando o espanhol na liderança.

Os trechos da fita publicados pelo Times revelam que no começo da corrida, Symonds ordena uma mudança de estratégia para Alonso, antecipando sua parada nos boxes e surpreendendo os engenheiros.

Na volta em que Piquet bate, os engenheiros estavam pressionando o brasileiro a ultrapassar Rubens Barrichello, da Honda. Logo após o acidente, um dos engenheiros diz que o incidente "é enorme". Piquet pede desculpas e Symonds manda perguntar se o brasileiro está bem. Piquet responde que bateu com a cabeça, mas que está bem.

Segundo o jornal britânico, a fita mostra que Briatore não se preocupou com o estado de saúde do brasileiro e ainda o xingou, dizendo que foi uma "desgraça" e que "ele não é um piloto". Mais adiante, Briatore pergunta se Nelsinho está bem.

O Conselho Mundial da FIA convocou a Renault para uma reunião na próxima segunda-feira na sede da entidade, em Paris. Tanto a Renault, como Briatore e Symonds podem ser banidos do esporte, se considerados culpados.

O presidente da FIA, Max Mosley, disse que, caso a Renault seja considerada culpada, Nelsinho deve escapar de punição por ter cooperado com as investigações.

Flavio Briatore e Pat Symonds negam as acusações do brasileiro. A Renault está processando Nelsinho e seu pai, o tricampeão Nelson Piquet, por tentativa de chantagem. Alonso diz desconhecer o suposto plano envolvendo Nelsinho.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Gente de Opinião Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)