Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Fátima bem presente em Roma


Uma imensa multidão que se calcula ultrapassará as 150 mil pessoas provenientes de 48 países convergem nestas horas para Roma, mais precisamente para a Praça de São Pedro, onde neste fim de semana, 12 e 13 de Outubro, em perfeita sintonia com os peregrinos de Fátima, se celebram as Jornadas Marianas do Ano da Fé.

Em conferência de imprensa, sexta de manhã, o arcebispo D. Rino Fisichella, presidente do Conselho para a Nova Evangelização, que coordena as iniciativas ligadas ao Ano Santo, sublinhou que a escolha desta data foi intencional, ligada a Fátima e à sua mensagem. Por esse motivo se desejou também que pudesse estar presente em Roma a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, que raramente deixa o santuário. A última vez tinha sido no grande Jubileu do Ano 2000, também então para estar presente na praça de São Pedro, a 13 de Maio, ocasião em que João Paulo II quis realizar uma vez mais um “acto de entrega” (“consagração”) do mundo e da Igreja a Nossa Senhora.

D. Rino Fisichella informou mesmo que a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai passar este sábado pela residência de Bento XVI, Papa emérito, antes de ser recebida pelo seu sucessor, Francisco, na Casa de Santa Marta, passando em procissão entre as duas residências e sucessivamente na praça de São Pedro, escoltada pela Guarda Suíça e pela Gendarmaria do Vaticano antes do início do momento de oração mariana a que o Papa Francisco presidirá a partir das 17 horas, ao som do Ave de Fátima.

Após o acolhimento, na Praça de São Pedro, vai ter lugar um prolongado momento de oração mariana, que inclui também uma homilia do Papa Francisco.

A partir das 19h, a imagem de Nossa Senhora de Fátima vai estar no Santuário do Divino Amor (a 20 Km de Roma), após um trajeto em helicóptero, para a oração ‘Com Maria para além da noite’, evento organizado pelo Vicariato de Roma e patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. A iniciativa inclui a recitação da oração do Rosário, em ligação direta, via satélite, com dez santuários marianos dos diversos continentes, e uma vigília a partir das 22h00 que se vai estender “por toda a noite”, em ligação directa com diversos santuários marianos do mundo: Nazareth (Israel), Lourdes (França), Czestochowa (Polónia), Banneaux (Bélgica), Aparecida (Brasil), Akita (Japão), Nairobi (Quénia), Washington (EUA), Vailankanny (Índia) e Lujan (Argentina).
O Santuário do Divino Amor, a uns 20 quilómetros de Roma, ganhou expressão como polo de peregrinação no século XVIII e a imagem de Nossa Senhora ali venerada recebeu o título de “Salvadora de Roma" em 1944, por decisão de Pio XII, durante a II Guerra Mundial.

No domingo, 13 de outubro, a imagem da Senhora de Fátima vai chegar de novo à Praça de São Pedro pelas 8 horas, seguindo-se a oração do Rosário (10h) e a missa presidida pelo Papa Francisco (10h30). No final, o Santo Padre recitará uma oração que constituirá inclui um “ato de entrega” (do mundo e da Igreja) ao Imaculado Coração de Maria, repetindo um gesto realizado por João Paulo II diante da mesma imagem, a 25 de março de 1984, sempre na Praça de São Pedro.

Fonte: Rádio Vaticano
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)