Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Explosão de consumo gera obesidade entre os chineses


Luciana Lima
Agência Brasil

Xangai (China) - Nas ruas de Xangai, o que se pode perceber é uma explosão de consumo. Um empresário brasileiro que há mais de cinco anos compra motos, triciclos, quadriciclos e bicicletas elétricas da China observou a mudança de comportamento da população ao longo desse tempo.

“Há uma euforia. Quando se anda pela Nanjing Road [endereço mais badalado do comércio em Xangai] o que se vê é uma festa de consumo que não existia aqui há cinco anos”, destaca.

Outro fator que ele destaca é a própria mudança física dos chineses que vivem na cidade. Em um país conhecido pela magreza saudável de seus habitantes, é possível observar cada vez mais indivíduos obesos. “Os chineses estão engordando”, observa o empresário.

A mudança física pode ser resultado da ocidentalização de hábitos alimentares. Em Xangai, por exemplo, em cada esquina é possível encontrar cafeterias e lojas de sanduíches das gigantes americanas. Pesquisa recente do governo chines detectou que existem 60 milhões de obesos na China, a maioria nas áreas urbanas.

Desde 1999, a Starbucks, a maior cadeia mundial de cafés, abriu mais de 350 lojas em 26 cidades na China, tendo-se tornado o estabelecimento mais popular entre os trabalhadores chineses de 25 aos 40 anos. Em Xangai, as lojas da Starbucks aparecem sempre ao lado de uma loja da KFC, multinacional americana de fast food, primeira a chegar à China em 1987.

Na conquista do paladar dos chineses, a concorrência é ferrenha. A KFC conta com mais de 2 mil restaurantes na China, inclusive com concessões nas linhas de metrô de Xangai. A gigante enfrenta a concorrência da rede McDonalds, que tem mais de mil lojas e da Burguer King, que já abriu vários pontos em Xangai.

No ano passado a McDonalds também deu um lance que atraiu o paladar dos moradores de Xangai, acostumados a sabores picantes. Lançou um sanduíche de frango apimentado que desafiava qualquer chinês a comer a iguaria sem se abanar. Foi sucesso de venda. A KFC também tem sua versão picante.

Além da invasão das multinacionais, há a pirataria das marcas, que ajuda a difundir cada vez mais o tipo de alimentação ocidental. A Starbucks por exemplo teve que processar a empresa chinesa Xingbake pela cópia de seu logotipo usado em cerca de 38 lojas só em Xangai.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)