Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Entidades LGBT de EUA e Europa se solidarizam com vítimas do massacre de Orlando



José Romildo - Correspondente da Agência Brasil

Líderes de organizações gays nos Estados Unidos e na Europa divulgaram hoje (12) nota de repúdio ao ataque contra uma boate gay, em Orlando, no estado da Flórida, e manifestaram solidariedade às pessoas que morreram ou ficaram feridas na tragédia.

“Foi com grande choque e consternação que a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intergêneros (Ilga) soube do tiroteio em massa em um clube gay em Orlando, Flórida, que é conhecido por seus programas comunitários”, afirmou o diretor-executivo da Ilga, Renato Sabbadini, no site da organização. Com sede na Suíça, a Ilga é uma das maiores entidades de defesa da comunidade LGBT do mundo e suas pesquisas sobre o assunto costumam ser estudadas e avaliadas pela Organização das Nações Unidas para a elaboração de políticas destinadas à proteção de minorias.

"Estamos devastados por esta tragédia e não podemos imaginar a extensão do terror sobre o que estava previsto para ser uma noite de diversão para muitos membros da nossa comunidade e seus aliados", acrescentou Renato Sabbadini.. "Estamos de luto pelas vítimas, e os nossos corações estão com suas famílias, seus amigos e toda a comunidade", disse Sabbadini.

Nos Estados Unidos, líderes LGBT e entidades emitiram declarações de solidariedade às pessoas que morreram ou ficaram feridas em Orlando.  A organização Equality Florida  iniciou uma campanha para angariar fundo destinado a ajudar as famílias das vítimas de Orlando.

"Estamos de coração partido e enojados com essa violência sem sentido, que destruiu vidas em nosso estado e em nosso país", informou a Equality Florida, que representa lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros da Flórida. "Não fazemos suposições sobre o motivo. Vamos aguardar os detalhes enquanto derramamos lágrimas de tristeza e de raiva”, acrescentou a entidade.

O diretor da entidade Assembleia Igualitária LGBT, Roddy Flynn, também condenou o ataque na boate de Orlando e disse que a tragédia terá “impacto relevante sobre toda a comunidade".

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)