Quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 - 06h45
Renata Giraldi*
Agência Brasil
Brasília – O governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, avisou aos líderes da etnia Mapuche que só manterá o diálogo com aqueles que respeitarem as instituições do país. A mensagem foi enviada a uma semana da cúpula indígena, marcada para o dia 16, e em meio a uma série de conflitos entre indígenas e fazendeiros na região de Araucanía, no Norte chileno. A cúpula é organizada pelo Conselho de Todas as Terras e os líderes da Aliança Mapuche.
Os líderes da etnia defendem a recuperação de terras. A campanha indígena diverge do que desejam os fazendeiros do Norte do Chile. Vários incêndios foram registrados na região, inclusive de uma escola infantil, e duas pessoas morreram – um casal de fazendeiros. O governo aumentou a segurança na área e suspeita de atos terroristas.
A porta-voz do governo, Cecilia Pérez, disse que as autoridades se dispõem a dialogar desde que os indígenas respeitem “as instituições chilenas”. Jorge Huenchullán, um dos líderes indígenas, apelou para que o governo colabore com a campanha de recuperação das terras.
Um relatório, elaborado pela Universidade do Chile, recomenda que o governo dialogue com as lideranças indígenas. Em relação à violência em Araucanía, os líderes indígenas negam qualquer ligação.
*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.
O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici
Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o