Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Brasil chama Bolívia, Peru e Equador para resolver questão dos haitianos


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – Em busca de uma solução negociada com Peru, Bolívia e Equador em relação à entrada de haitianos no estado do Acre, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, embaixador Eduardo Santos, coordena hoje (15) reunião, a partir das 15h, com representantes dos três países vizinhos. Foram convidados os embaixadores do Peru, da Bolívia e do Equador (única das três nações que não tem fronteira com o Brasil).

Na semana passada, autoridades acrianas apelaram ao Itamaraty para negociar um acordo com os vizinhos sobre o ingresso de haitianos na região. Para as autoridades, o livre acesso em algumas fronteiras dificulta o controle da entrada dos imigrantes no Brasil., principalmente pelo Acre.

No último dia 13, a força-tarefa composta por representantes dos governos federal e do Acre definiu as três principais frentes de trabalho para regularizar a situação dos cerca de 1,4 mil haitianos que entraram pela fronteira acriana e se concentram nas cidades de Brasileia e de Epitaciolândia.

O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, disse que o plano de ação tem o objetivo de fornecer aos haitianos os documentos necessários à regularização e permanência no país, ações de assistência social e de orientação.

Uma segunda equipe, que atua na área de assistência social, vai cadastrar os haitianos para verificar as necessidades de atendimento humanitário. As grávidas e as crianças receberão atenção especial. A Defensoria Pública da União vai esclarecer aos imigrantes quanto aos direitos para evitar que venham a ser explorados.

O terceiro grupo vai atuar na área profissional e de trabalho. A ideia é que os haitianos regularizados sejam encaminhados para postos de trabalho específicos. A equipe atua com o apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Acre, que buscará a colaboração dos empresários.
 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

2ª chamada para Chamada Pública da Missão Internacional EXPOCRUZ & EXPOALIMENTARIA 2025 – Bolívia e Peru

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Professor Cléber Maurício de Lima, Coordenador do Curso de Música e Chefe do Departamento de Artes, Realiza Missão Oficial na Bolívia ao Instituto Superior de Formação Artística Bellas Artes

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica

Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)