Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 05h37
Nova Iorque (RV) - A pobreza pode ser combatida por meio de uma melhor integração entre regiões, defende o vice-presidente para Redução da Pobreza e Gerenciamento Econômico do Banco Mundial. Otaviano Canuto participou, na última sexta-feira, em Nova Iorque, do Debate de Alto Nível sobre o Estado da Economia e Finanças Mundial e seu Impacto no Desenvolvimento.
Durante intervenção no encontro, o vice-presidente do Banco Mundial lembrou que os países fechados por terra poderiam ser beneficiados por meio de acordos regionais de comércio.
Em entrevista à Rádio ONU, Otaviano Canuto falou que essa integração ajudaria nas importações e exportações.
"Por abrir oportunidades, principalmente para os países que não tem acesso direto, por exemplo, ao mar. Sem integração física, ou seja, sem adequados meios de transporte, as regiões que não têm à disposição o acesso, elas não podem comprar adequadamente. Não podem importar alimentos; também não podem oferecer no mercado lá fora aquilo que elas podem produzir. O comércio beneficia e portanto, um dos mecanismos para a redução da pobreza é justamente integrar as regiões."
O especialista do Banco Mundial disse que esse é um problema especialmente em países africanos que não têm ligação com o mar. Otaviano Canuto também afirmou que os países do G-8 podem ajudar a reduzir a pobreza, caso invistam em infraestrutura para melhorar a produção agrícola mundial e evitem medidas protecionistas.
Já o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu, ao fim do debate de alto nível, que os esforços para recuperar a economia global sejam baseados numa visão a longo-prazo de sustentabilidade.
Fonte: Rádio Vaticano
O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici
Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Representar o Brasil em uma competição internacional, essa é a missão de 15 estudantes do ensino médio nos próximos meses. Entre os dias 11 e 21 de ag
Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.
Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o