Sábado, 11 de fevereiro de 2017 - 00h02
Um programa para modernização das secretarias fazendárias dos municípios, com intuito de oferecer segurança tributária e fiscal às prefeituras, do ponto de vista jurídico, foi anunciado pelo diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Valdemar Camata, no Encontro Governança para o Desenvolvimento, que se realiza no Palazzo Eventos, em Porto Velho.
“Com o Profaz, o prefeito poderá encorpar sua arrecadação e com isso ampliar a riqueza no seu município”, disse Valdemar Camata, ao falar sobre o papel dos municípios para a melhoria do ambiente de negócios.
O programa será desenvolvido em parceria com o governo de Rondônia, Tribunal de Contas (TCE-RO) e Universidade Federal de Rondônia (Unir), que irá fazer estudos sobre o potencial dos municípios.
Valdemar Camata disse que a solução para as dificuldades financeiras dos municípios devem ser encontradas nos próprios municípios, onde são geradas as riquezas, os empregos e onde tudo acontece.
“Elas (as soluções) não vão cair do céu de Brasília ou da mente brilhante do Dr. Confúcio. Irão ser gestadas do dia a dia dos senhores prefeitos e de suas equipes de trabalho”, considerou, dizendo que as soluções virão com maior facilidade se for estabelecida uma conexão com o cidadão.
Ao explicar as diferenças entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico, Camata disse que o desenvolvimento é mais crianças alfabetizadas, menos mortalidade infantil, mais leitos hospitalares para cada cem habitantes, menos doenças endêmicas, mais tempo de escolaridade do cidadão e uma distribuição de renda mais igual, com menos distorção.
“Fazer desenvolvimento econômico requer mais conexão com o cidadão. Diálogo com o cidadão, contribuinte e consumidor. É preciso trazer o sentimento de pertencimento ao município. Se você e sua equipe têm um propósito de desenvolvimento, de melhoria do bem-estar, se você está pronto para isso, vá em frente. O Sebrae está aqui para apoiar o município, para atuar no ambiente do pequeno negócio, que muitas vezes é 100% do ambiente instalado no município”, registrou.
Valdemar Camata disse que quando a população se conecta com o poder público, com as equipes que a atendem, e sente nessa equipe um proposito único, pelo bem comum, esse grau de relacionamento se amplia, e os prefeitos começam a obter êxito na gestão, começam a obter a colaboração do cidadão.
Duas iniciativas foram sugeridas aos prefeitos. Para que instalem, com apoio do órgão, a Sala do Empreendedor, instrumento ausente ainda em 27 municípios rondonienses e que “diminui os entraves burocráticos e cria facilidades para os negócios”, e o treinamento de professores nas escolas de ensino fundamental sobre educação empreendedora.
“É uma semente que vai ser lançada. Vamos educar pessoas com uma mente mais livre para empreender. É importante e funciona”, disse.
Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta

A líder comunitária Lúcia Vinhoto, do bairro Jardim Santana, visitou o gabinete do vereador Everaldo Fogaça (PSD) para entregar um abaixo-assinado c
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)