Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Com foco no manejo florestal, curso orienta para técnicas de corte de árvores


 
"Agora eu aprendi o corte da forma correta, de forma que não tenha risco, nem para a gente, nem para as outras árvores", disse o manejador Rociney Santos. Ele foi um dos participantes do Curso de Técnicas de Corte de Árvores, realizado pelo Instituto Mamirauá, entre os dias 10 e 13 de outubro, na Reserva Mamirauá, Amazonas.

O técnico do Programa de Manejo Florestal Comunitário (PMFC), Rone Parente, explica que a meta do curso não é ensinar o manuseio do motosserra, porque "a maioria das pessoas que participou já é motosserrista e sabe fazer isso muito bem". O que diferencia o curso é o foco dado às técnicas de corte para que a extração de madeira seja de impacto reduzido ao meio ambiente.

"Nós orientamos sobre métodos de direcionamento de queda de árvore, e formas de corte planejadas de acordo com fatores como a espécie da árvore e a inclinação dela em relação ao solo", afirma o técnico do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Humberto Batalha, também técnico do Instituto Mamirauá pelo PMFC, foi um dos instrutores da capacitação. Ele ressalta que, com o emprego de técnicas adequadas, é possível "evitar danos à floresta e o desperdício, como a queda acidental de outras árvores que não vão ser comercializadas".

Prevenção de acidentes

A segurança de quem opera o motosserra é outra diretriz do curso. No conteúdo das aulas e nas práticas na floresta, é reforçado o uso de equipamentos de proteção individual, conhecidos como EPI´s: capacete, luvas, protetor de ouvido, abafador de som, calça anticorte e botas são alguns deles.

Novidades

O Curso de Técnicas de Corte de Árvores é uma agenda do Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá com as comunidades que realizam, ou estão próximos de efetivar, o manejo florestal na Reserva Mamirauá.

A novidade dessa edição ficou por conta do formato de realização: normalmente feito em cada comunidade, o mais recente curso de motosserrista aconteceu no setor Horizonte, reunindo comunitários de diversos lugares na reserva como Ingá, Sítio Fortaleza e Marirana e também manejadores da cidade de Uarini. A parte teórica do curso foi ministrada no Flutuante Mamirauá, base de atividades do Instituto Mamirauá na região, e a prática foi nas matas de várzea próximas à comunidade Santa Luzia do Horizonte.

"O formato agradou à equipe porque pudemos alcançar um número mais amplo de comunidades, já envolvidas com o manejo florestal ou não", avalia Rone. "Esperamos que estimule os participantes a serem multiplicadores das técnicas de corte de árvore para impacto reduzido também no cotidiano das comunidades, quando forem extrair madeira para a construção de um flutuante ou uma canoa, por exemplo".

"A gente aprendeu com o pessoal do manejo como cuidar da floresta e da natureza, que também é daqui que a gente tira o sustento dos nossos filhos", complementa Rociney, que é manejador na comunidade Marirana.

O Curso de Técnicas de Corte de Árvores faz parte das ações do projeto "Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação" (BioREC). O projeto tem financiamento do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Texto: João Cunha

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)