Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria


Sustentabilidade no carnaval: Ecoporé e bloco Pirarucu do Madeira firmam parceria - Gente de Opinião

Neste carnaval, a Ecoporé uniu-se ao bloco Pirarucu do Madeira para lançarem a campanha “para cada folião, uma muda plantada”, com a finalidade de brincar o carnaval e contribuir com a restauração ecológica. Esta é a primeira vez que a Ecoporé executa uma ação no contexto da festa mais popular do país.
O bloco Pirarucu do Madeira desfila no domingo, dia 23 de fevereiro, com concentração a partir das 15h, no Circuito da Pinheiro Machado. O desfile está previsto para começar às 17h.

Já o plantio das árvores destinadas para esta ação será realizado conforme um planejamento da Ecoporé, observando as áreas que precisam ser recuperadas e o período mais propício para sua sobrevivência, que será a partir de novembro com a intensificação do inverno amazônico.

Sobre a parceria, o presidente da Ecoporé Marcelo  Ferronato fala que “a cultura popular é uma ferramenta poderosa para debater temas relevantes para a sociedade, e o carnaval de rua, além de ser um espaço de celebração e descontração, historicamente tem servido como palco para dar visibilidade a pautas importantes. A restauração ecológica é uma delas, pois representa uma das principais estratégias para enfrentar a crise climática e mitigar seus efeitos adversos, que já são sentidos na Amazônia, especialmente em Rondônia”.

Para o presidente do Pirarucu do Madeira, Ernande Segismundo, “essa parceria com a Ecoporé reafirma o compromisso de fazer do bloco um instrumento de transformação social. Fazemos do nosso bloco uma vitrine para chamar a atenção dos foliões a questões sociais e ambientais”.

A diretora do bloco, Luciana Oliveira, completa informando que o Pirarucu do Madeira tem três frevos indígenas, frevo contra o desmatamento e campanha educativa contra o assédio e pelo respeito à diversidade. “Agora, vamos reflorestar mentes com uma campanha de incentivo ao plantio de árvores”, finaliza.

Ecoporé
Fundada em 1988, a Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé) tem uma trajetória consolidada como referência em conservação e recuperação ambiental e desenvolvimento sustentável. Nos últimos 15 anos, executou mais de 30 projetos que apoiaram o plantio de mais de dez milhões de árvores em Rondônia, buscando conectar a conservação da natureza à geração de renda para comunidades.

Bloco Pirarucu do Madeira
O bloco Pirarucu do Madeira surgiu em 1993 e foi inspirado no bloco Bacalhau do Batata, de Olinda (PE). O bloco começou pequeno, mas hoje conta com uma multidão, com pessoas de todas as idades. Desde 2023, o bloco é considerado Patrimônio Imaterial de Porto Velho.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Tecnologia e Natureza: estudo brasileiro utiliza sensores de baixo custo para monitorar purificação do ar por plantas

Um novo estudo publicado no capítulo "Eletrônica Educacional: Uso de sensores para estudo do monitoramento de purificação do ar por plantas" revela

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)