Sábado, 13 de junho de 2009 - 17h02
Prêmio foi criado em 1997 pelo escritor norueguês Jostein Gaarder
No próximo dia 17, em Oslo, capital da Noruega, a senadora Marina Silva receberá o prêmio internacional “Sofia 2009”, atribuído anualmente pela fundação norueguesa Sophie a pessoa ou organização que tenha contribuído para a reforçar a consciência de defesa do meio ambiente e a importância de alternativas para o desenvolvimento sustentável. O prêmio foi criado em 1997 pelo escritor norueguês Jostein Gaarder, autor do livro “O Mundo de Sofia”, best seller traduzido em 53 idiomas.
Quarta-feira passada, Marina Silva foi recepcionada com um jantar pela embaixadora da Noruega no Brasil, Turid Rodrigues Eusébio. Ao agradecer a homenagem, a senadora destacou que o mundo vive um momento dramático para todos os seres humanos, diante de uma crise ambiental e global sem precedente, que convida a todos a uma inflexão civilizatória, de mudanças de paradigma.
Sobre o prêmio, a senadora disse que recebe a homenagem como reconhecimento de um trabalho feito em co-autoria à frente do Ministério do Meio Ambiente e ressaltou a presença no jantar de alguns de seus ex-auxiliares no ministério. Entre os convidados, estavam o ex-secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo Melo e Flávio Montiel, ex-diretor de Proteção Ambiental do Ibama.
A senadora também destacou a parceria de organizações não-governamentais (ONGs) e de empresários que têm contribuído com uma visão inovadora para este século, além de integrantes do mundo acadêmico, setores representados no jantar oferecido pela embaixadora da Noruega.
A senadora ainda afirmou que não é preciso modéstia para dividir a realização e o reconhecimento das coisas que são feitas. “Não podemos colocar a modéstia no lugar errado”, disse, acrescentando que “ temos que ser modestos é na forma de consumir, no uso que fazemos dos recursos naturais”. Mas completou que “ podemos ser bastantes ambiciosos ao dividir a responsabilidade de fazer com que o mundo, a nossa casa comum, seja um lugar bom de se viver”.
De acordo com a fundação Sophie, o “Prêmio Sofia 2009” está sendo concedido à senadora “por sua coragem, criatividade, habilidade de fazer alianças e, sobretudo, pelos resultados alcançados na luta pela preservação da Amazônia”. Os esforços da senadora para assegurar uma gestão sustentável do planeta, segundo a fundação “são fonte de inspiração para todos”
O prêmio, no valor de US$ 100 mil, será entregue em cerimônia que irá das 16 horas às 17h30min, no Teatro Christiania. Criado em 1997, este prêmio já foi concedido, entre outras pessoas e instituições, a Wangari Maathai, a ecologista queniana que, além deste e de outros prêmios, foi Nobel da Paz em 2004.
Fonte: Página 20
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir