Quarta-feira, 18 de março de 2009 - 20h11
As chuvas na Bolívia estão contribuíndo para a elevação do rio Madeira próximo à jusante. Por enquanto, ainda não há registro de alagamentos consideráveis.
Daniel Panobianco - O rio Madeira atingiu na manhã desta quarta-feira (18), o limite acima da cota de alerta que é de 13,72 metros, estando com 13,75 metros, de acordo com dados da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas). No mesmo período do ano passado, o mesmo estava em 13,84 metros.
O aumento na estação Morada Nova, na jusante com o rio Mamoré traz um alerta não somente à população local, mais precisamente no distrito de Abunã, bem como toda a residente em sua extensão até Humaitá, no Amazonas. Em Porto Velho, os bairros situados às margens do Madeira são os mais atingidos quando o nivel ultrapassa os 15 metros.
O aumento considerável no nível do rio na capital é nítido pela quantidade assustadora de troncos e até árvores inteiras trazidas pela correnteza. Parte do barranco em alguns pontos está cedendo, o que faz com que o nível avance leito adentro.
Apesar das duas barragens que estão sendo erguidas na construção das hidrelétricas, o nível do Madeira tende a não responder pela estrutura feita pelo homem e ultrapassar todos os obstáculos.
A chuva na Bolívia já diminuiu e segundo o Serviço de Hidrologia e Meteorologia do país, a situação do rio Beni é normal, até o momento. Já o nível do rio Mamoré também está acima da cota, o que deixa em alerta moradores de Guajará-Mirim, do lado brasileiro. Normalmente, o período máximo do rio Madeira na capital de Rondônia costuma ser registrado na primeira quinzena de abril.
Dados: ANA - SENAHMI
Fonte: De olho no tempo
Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra
No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Alunos de Direito da FIMCA realizam ação ambiental em parceria com a Polícia Militar Ambiental
No último sábado, dia 4 de outubro, os alunos do 4º período A do curso de Direito do Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA realizaram o pro
Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)