Domingo, 12 de julho de 2009 - 09h13
O debate em torno da operação Arco Verde deve ser estendido aos demais municípios rondonienses. A afirmação foi feita pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) durante o seminário sobre o tema realizado na cidade de Pimenta Bueno(RO), na última sexta-feira(10).
O senador lembrou que a população rondoniense precisar tomar conhecimento sobre as alternativas oferecidas pelo governo federal aos proprietários rurais, situados nos municípios, que no passado foram atingidos pela Operação Arco de Fogo.
O senador que participou do evento juntamente com a deputada federal Marinha Raupp disse que em Brasília tem lutado para que os municípios rondonienses recebam ações dos ministérios diretamente envolvidos com o meio ambiente e a reforma agrária.Depois de ouvir o setor produtivo vamos solicitar aos ministérios ações que possa, promover a adequação do desenvolvimento sustentável no estado, disse.
Raupp informou que o projeto de sua autoria de nº 342/2008, que dispõe sobre o desmatamento zero e tramita na Comissão de Meio Ambiente prevê como compensação, dentre outras a regularização fundiária, aporte de recursos para o financiamento das propostas encaminhadas pelos proprietários rurais assentamentos para a reforma agrária e exploração de atividades agropecuárias ambientalmente sustentáveis.
As compensações atingiram as áreas já exploradas (gado de leite, gado de corte e café) devido ao fato de que Rondônia ter contribuído com o que a Amazônia preservou, esclareceu o senador, Os produtores rurais não podem se condenados já que no passado o governo federal incentivou o desmatamento, afirmou.
A Operação Arco Verde promovida pelo governo federal é realizada em 36 municípios de 4 estados da Amazônia Legal (Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas) e objetiva discutir um novo modelo produtivo para a região, na busca de sustentabilidade ambiental e econômica, proibindo o desmatamento nestes estados.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)