Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Quinta friagem pode atingir Rondônia



Uma nova e intensa onda de frio deve atingir o Brasil no inicio da próxima semana. Segundo as projeções atuais, uma nova friagem é possível no sul da Amazônia.

Daniel Panobianco – Um novo pulso de ar muito frio deve tomar conta de boa parte do continente sul-americano na próxima semana. A erupção de ar polar é forte e segundo previsões do CPTEC/INPE (Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de Cachoeira Paulista-SP, através do GPT (Grupo de Previsão de Tempo), a nova onda de frio deverá produzir temperaturas mínimas muito significativas, com valores negativos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As simulações computadorizadas também indicam para a possibilidade de ocorrência de geada em pontos isolados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Como a projeção feita pelos modelos numéricos indica um escoamento continental, ou seja, o ar frio penetrando pelo interior do continente e não pelo oceano, a expectativa é de queda de temperatura, principalmente as mínimas, em parte de Mato Grosso, Acre e Rondônia.

A quinta friagem de 2008 não será forte. Na verdade a percepção de friagem será devida apenas aos ventos, que passarão a soprar do quadrante sul e a queda das mínimas, entre as regiões de Vilhena e Guajará-Mirim. Como o sistema frontal não deve trazer grande carga de umidade, a chance de chuva e de temperaturas baixas durante o dia é pequena. Segundo dados preliminares do CPTEC/INPE, a mínima em Vilhena pode variar entre 14°C e 15°C entre segunda e terça-feira.

Essa temperatura é quase imperceptível pelos vilhenenses. Esta semana, por exemplo, Vilhena amanheceu com apenas 15°C na segunda-feira e sem estar sob influencia de friagem. Como a atmosfera está bastante seca, a temperatura ao anoitecer cai rapidamente na região fazendo com que as mínimas sejam relativamente baixas. Da mesma forma com que a temperatura cai muito com a perca do calor radioativo concentrado na atmosfera durante o dia, o risco de bancos de nevoeiros é grande, o que gera transtornos e atenção redobrada nas estradas por parte dos motoristas e cautela nos aeroportos. Somente no aeroporto José Coleto, em Ji-Paraná, dos últimos 15 dias, 10 tiveram nevoeiro com visibilidade nula, o que atrasou pousos e decolagens.

A quinta friagem do ano é prevista pelo CPTEC/INPE entre a tarde de segunda e madrugada de terça-feira, com influencias mais no sul e oeste do Estado. Na capital, a queda de temperatura não será acentuada.

Dados: CPTEC/INPE
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)