Porto Velho (RO) sábado, 27 de fevereiro de 2021
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto ambiental apoiado pelo Grupo Rovema bate novo recorde

Mais de 80 mil tartarugas realizaram a desova nas praias de água doce da região de São Francisco do Guaporé.


Projeto ambiental apoiado pelo Grupo Rovema bate novo recorde - Gente de Opinião

O Projeto Quelônios do Guaporé, que o Grupo Rovema é um dos patrocinadores desde 2015, tem como objetivo a proteção de tartarugas e tracajás na Amazônia. Atuando na região de São Francisco do Guaporé com participação efetiva dos ribeirinhos, esse ano registrou um novo recorde: Foram mais de 80 mil tartarugas que realizaram a desova nas praias de água doce da região. 

 

Em 2014 o Quelônios do Guaporé realizou a maior soltura de filhotes de tartarugas à natureza, ato que foi acompanhado e comprovado pelo RankBrasil. Agora, são esperados cerca de 8 milhões de filhotes que, com a ajuda do projeto, tem de 3 a 5% chances a mais de sobrevivência na natureza.

 

Para Adélio Barofaldi, CEO do Grupo Rovema, presente na soltura mais recente, o projeto realiza um importante papel. “Nós do Grupo Rovema buscamos sempre apoiar a sustentabilidade e fazer a nossa parte. O Projeto Quelônios do Guaporé além de dar oportunidade para os moradores locais, ainda faz um importantíssimo trabalho para manter os quelônios apesar dos danos causados pela caça ilegal e pelos predadores naturais.”, afirma. 

 

Ecovale 

A ONG Ecovale existe há 21 anos e desenvolve atividades com fins de conservar a fauna, especificamente tartarugas e aves ameaçadas de extinção. Toda a mão-de-obra do projeto é composta pelos moradores ribeirinhos, que são treinados para a preservação desses animais.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Meio Ambiente

Governo de Rondônia antecipa estratégias para atender famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

Governo de Rondônia antecipa estratégias para atender famílias atingidas pela cheia do rio Madeira

O Governo do Estado de Rondônia, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Cmpdec)

Sedam alerta pescadores para obedecerem o período do defeso nos rios de Rondônia

Sedam alerta pescadores para obedecerem o período do defeso nos rios de Rondônia

Mesmo sob o vigoramento da legislação do defeso, a predação a cardumes e quelônios ocorre novamente em Rondônia. O Governo do Estado de Rondônia, por

10 aranhas mais venenosas do mundo!

10 aranhas mais venenosas do mundo!

Como eu sei que vocês adoram uma curiosidade sobre nossos animais, esse vídeo é um prato cheio para você! E aí? Vocês gostam de aranhas? Têm medo de