Segunda-feira, 29 de setembro de 2025 - 17h05

A Prefeitura de Porto Velho implantou a primeira ecobarreira da capital, uma iniciativa já consagrada em diversos municípios brasileiros. O sistema tem como objetivo reter resíduos sólidos antes que cheguem ao rio Madeira, ao mesmo tempo em que aproxima a sociedade do poder público na proteção do meio ambiente.
A estrutura, feita de materiais reaproveitados e doados pelo setor privado, foi instalada na microbacia do Tancredo Neves e passa por um período experimental antes de ser expandida para outros pontos da cidade.
"As ecobarreiras funcionam como redes flutuantes que impedem a passagem de resíduos sólidos arrastados pela correnteza, contribuindo para a despoluição das águas, a preservação da fauna e flora e a conscientização da comunidade sobre reciclagem e sustentabilidade", informou o prefeito Léo Moraes.
Segundo o secretário-executivo de Saneamento Básico, Giovani Marini, a colaboração dos moradores é essencial para a manutenção do sistema.
“Esse modelo foi baseado em uma experiência positiva realizada no Paraná, e agora está sendo implantado em Porto Velho de acordo com as características amazônicas. Precisamos do apoio da população para cuidar e auxiliar na limpeza, para que possamos seguir cuidando da nossa cidade”, afirmou.
A ecobarreira integra o programa “Cidade Limpa” e faz parte de um conjunto de ações voltadas ao urbanismo, meio ambiente e qualidade de vida da população.
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo
Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate
A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30
Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)