Terça-feira, 21 de julho de 2009 - 11h21
Iniciativa faz parte do programa Carbono Neutro, desenvolvido desde o ano passado pela instituição. No total, já foram plantadas mais de 30 mil mudas que compensaram emissões de carbono realizadas no ano de 2007
A Polícia Federal já se prepara para plantar a partir do mês de outubro mais de 41 mil mudas de árvores. A iniciativa faz parte do Programa Carbono Neutro da instituição, criado em 2008.
Desde a criação do projeto, a PF já plantou mais de 30 mil mudas nos 27 estados brasileiros. A medida foi feita para compensar a emissão de 17,3 toneladas de gás carbônico pela instituição ao longo do ano de 2007.
Neste ano, os plantios serão realizados pelas Superintendências Regionais (localizadas nas capitais dos estados) e pelas delegacias localizadas em cidades do interior. A definição do cronograma do plantio levará em conta o clima de cada região do país: a intenção é aproveitar as melhores condições meteorológicas para o desenvolvimento das mudas.
O plantio é realizado em locais cedidos por órgãos municipais e estaduais e procura, sempre que possível, contar com a participação das comunidades locais.
Para calcular o total de emissões, foram levadas em conta informações como o gasto de combustíveis nas viaturas, gasto de energia elétrica e até mesmo números de passagens aéreas compradas pelo órgão. Os cálculos são feitos por uma equipe de servidores da própria Polícia Federal.
A Polícia Federal foi o primeiro órgão público a tomar este tipo de iniciativa, e acabou tendo o trabalho reconhecido ao receber o Prêmio Época de Mudanças Climáticas. A PF também foi pioneira ao ingressar no Programa Brasileiro GHG Protocol (Greenhouse Gas Protocol), e hoje é um dos membros fundadores. O programa é coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente, o World Resources Institute, o World Business Council for Sustainable Development e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)