Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009 - 16h05
Projeto da organização não-governamental NatureRights foi apresentado ontem (3) à senadora Fátima Cleide (PT-RO) pela representante da entidade, Samantha Novella, que busca no Congresso Nacional interlocução com parlamentares ligados à causa ambientalista para que conheçam a proposta e a divulguem junto às comunidades tradicionais da Amazônia.
Sediada na França, a NatureRights criou um sistema inovador de conseguir recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas da Amazônia, onde vivem comunidades tradicionais extrativistas, índios e ribeirinhos -, por meio da Internet.
Segundo Samantha, a idéia é buscar contribuições individuais de cidadãos do mundo, especialmente dos Estados Unidos e Europa, permitindo recolher fundos necessários para cumprir dois objetivos crescimento econômico sustentável e preservação ambiental da região amazônica.
Os recursos arrecadados seriam enviados diretamente às comunidades tradicionais, sem interferência da NatureRights na execução de projetos de sustentabilidade econômica.
A senadora Fátima Cleide disse que a idéia é louvável, ainda mais porque expressa a filosofia de que não pode ser reproduzida para a Amazônia a proposta de que a região seja um santuário da biodiversidade intocável.
"O projeto não pretende reproduzir essa concepção, o que é muito sensato. A NatureRights também considera que os cidadãos do mundo devem conhecer a importância da Amazônia para a humanidade, e estar engajados na contribuição aos projetos de sustentabilidade", disse a senadora, informando que, na medida em que suas prerrogativas permitirem, irá colaborar para a implementação do projeto no Brasil.
Fonte: Mara Paraguassu
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est