Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

"Turmas de escolas municipais aprendem sobre mudas e floresta em atividades criativas


No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra - Gente de Opinião

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposição florestal e criaram arte com elementos da natureza — atividade conduzida pelo Viveiro Cidadão, iniciativa da Ecoporé com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal através do Programa Petrobras Socioambiental, contou com a parceria de escolas locais.

As atividades contaram com a participação de turmas da Escola Municipal Sarah Kubitschek, de Migrantinópolis, e da Escola Polo Municipal E. I. F. Francisca Duran Costa. Durante as visitas, as crianças conheceram de perto o trabalho do viveiro, observaram a produção de mudas e aprenderam sobre a importância da recomposição florestal para a Amazônia e para as comunidades locais.

Além do aprendizado, as visitas foram marcadas por atividades criativas. Os estudantes produziram desenhos e colagens utilizando folhas, galhos e flores, estimulando a observação da biodiversidade e o respeito à natureza.

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra - Gente de Opinião

Para Wagner Barreto dos Santos, professor e atualmente vice-diretor da Escola Sarah Kubitschek, a experiência foi fundamental para despertar a consciência das crianças. “A importância é aquela questão de preservação: as crianças passam a conhecer, a tratar as plantas, que fazem parte do nosso contexto e da nossa região. Assim, aprendem a preservar, garantindo uma convivência harmoniosa entre todos”, destacou.

Ele ressaltou também o entusiasmo das turmas. “Foi muito gratificante ver a forma como eles se envolveram. Os desenhos que criaram a partir dos elementos da natureza foram excelentes e demonstram que a educação ambiental pode ser divertida e transformadora.”

As visitas inauguraram uma nova etapa de aproximação entre o Viveiro Cidadão e a comunidade, reforçando o compromisso do projeto em unir conservação ambiental, participação social e formação de cidadãos conscientes sobre o valor da floresta.

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)