Quarta-feira, 11 de março de 2009 - 07h37
Daniela Mendes
O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral, disse nesta terça-feira durante seminário da Operação Arco Verde em Cuiabá, que o grande desafio para a realização da operação é a transferência de tecnologia para os municípios, o que garantirá que daqui a quatro anos sejam colhidos os resultados esperados.
Ele destacou a importância do planejamento e do desenvolvimento das atividades econômicas nos territórios de forma integrada. "Nosso ponto de chegada é a ocupação racional do território e o uso sustentável dos recursos naturais", salientou. Para isso, segundo explica, é preciso planejamento estratégico descentralizado e participativo envolvendo os agentes da sociedade e gestão ambiental, de forma a assegurar condições racionais para uso econômico de recursos naturais.
Paulo Guilherme apresentou aos prefeitos a Agenda 21, o projeto Gestar e o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Segundo ele, esses são três principais instrumentos que o Ministério do Meio Ambiente utilizará para implementar a Operação Arco Verde.
Caberá à Agenda 21 mobilizar a sociedade e construir um pacto para gestão dos territórios, levantar os problemas a serem resolvidos e as soluções. O MMA também apóia os estados na realização do zoneamento ecológico-econômico, instrumento que orienta a ocupação do solo e o desenvolvimento de atividades produtivas. Já o Gestar busca o desenvolvimento rural, disseminando e coordenando atividades de gestão ambiental. Também foram apresentados aos prefeitos o Serviço Florestal Brasileiro e o Fundo Amazônia.
O governador Blairo Maggi afirmou durante o encontro que quer o Mato Grosso como modelo de preservação ambiental do País. Segundo ele, seu estado precisa trabalhar dentro da legalidade. "Não tem mais espaço para o jeitinho, nós queremos resolver o problema e melhorar a vida das pessoas", disse. Dos 36 municípios campeões do desmatamento 19 pertencem ao Mato Grosso.
A rodada de reuniões da Operação Arco Verde continua na quinta e sexta em Porto Velho e em Manaus na segunda e terça da semana que vem. O estado do Amazonas possui apenas o município de Lábrea na lista. Em abril, será a vez de reunir os estados e em seguida os municípios para discutir de forma mais específica os problemas de cada região.
Fonte: MMA
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)