Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MACHADINHO D'OESTE-RO: R$ 15 milhões em multa e madeira suficiente para encher 133 caminhões



Agentes federais prendem 5 por exploração ilegal de madeira em Mato Grosso 
 

A descoberta de um acampamento destinado à exploração ilegal de madeira resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de tratores, camionetes, motosserras e armas de fogo na região de Sinop (500 quilômetros de Cuiabá-MT).

O flagrante foi feito na última quarta-feira pela operação Arco de Fogo, que reúne fiscais do Ibama e homens da Polícia Federal e da Força Nacional. Segundo nota divulgada pelo Ibama, a estrutura montada para o desmatamento "impressionou" a equipe.

O acampamento já havia sido identificado em sobrevôo de fiscalização. Do alto, foi possível também avistar clareiras na mata e toras já empilhadas para o transporte. À margem de um riacho, havia alojamentos para trabalhadores.

Segundo o Ibama, a Arco de Fogo chegou ao acampamento clandestino ainda de madrugada, em dez carros. No local, havia gerador de energia, bomba d'água, radiocomunicação e até máquinas de lavar roupa.

Foram apreendidos seis tratores, três camionetes, duas motos, sete motosserras, um revólver e uma espingarda.

Rondônia

O Ibama forneceu hoje o primeiro balanço da operação Arco de Fogo em Machadinho D'Oeste, Rondônia. Encerrada hoje, a fiscalização resultou em 97 multas, totalizando R$ 15 milhões. Ao todo, foram apreendidos 3.000 metros cúbicos de madeira ilegal - suficiente para encher 133 caminhões.

Oito empresas foram interditadas por irregularidades na documentação e por não comprovarem a origem das madeiras no pátio. De 55 empresas inscritas no Cadastro Técnico Federal, 23 foram desativadas e serão bloqueadas. 
 
RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

Programa Ecos doa materiais recicláveis à Catanorte

O Programa Ecos, do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio-RO, realizou a doação de 72 quilos de materiais recicláveis — entre plásticos

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Uma Concertação pela Amazônia – Porto Velho promove encontro para debater soluções sustentáveis

Porto Velho será palco de um encontro que propõe diálogo, articulação e construção de caminhos para o futuro da Amazônia. A iniciativa é promovida p

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

MPF, MPT e DPU debatem impactos climáticos e criação de comitê de bacia do Rio Madeira em Porto Velho (RO)

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram, na última quarta-feira

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

‘Rio Madeira, as mudanças climáticas e os grandes empreendimentos’ será tema de audiência pública em Porto Velho (RO)

A comunidade ribeirinha do Baixo Madeira e a população em geral de Rondônia estão convidadas a participar da audiência pública ‘Rio Madeira, as muda

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)