Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Justiça do Trabalho intensifica iniciativa para redução do consumo de copos descartáveis

A ação também visa a saúde do servidor(a), com o incentivo do aumento do consumo de água.


Justiça do Trabalho intensifica iniciativa para redução do consumo de copos descartáveis  - Gente de Opinião

Promover uma cultura de sustentabilidade e de preservação dos recursos naturais faz parte das práticas da política de responsabilidade socioambiental da Justiça do Trabalho da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre. Com o slogan:  “Beba mais água! adote um copo ou garrafinha, sua saúde e o meio ambiente agradecem”,  a iniciativa promovida por meio do Subcomitê do Plano de Logística Sustentável do TRT-14, busca conscientizar para a importância da redução do consumo de copos descartáveis, e também estimular o aumento do consumo de água, tão importante para a saúde de todos.

Pode parecer pouco, mas essa simples mudança de hábito, de trocar o descartável por um utensílio próprio, como copos reutilizáveis ou garrafinhas,  pode garantir grandes benefícios, ao longo do tempo, como a redução da geração de lixo e consequentemente a preservação dos ecossistemas.

A boa prática traz ainda benefícios para a saúde de magistrados(as), servidores(as),  evitando possíveis doenças, causadas pelo contato com substância tóxica (estireno) presente nos copos descartáveis, e liberada quando em contato com bebidas quentes, como o café ou chá, por exemplo. Além desses benefícios, há ainda a redução de gastos públicos.

Economicidade

Levando em consideração que o tribunal possui mais de 700 servidores em seu quadro funcional, e que uma embalagem com 100 copos descartáveis custa em média R$4,65. Se cada servidor utilizar um 1 copo descartável por dia trabalhado, serão mais de 180 mil copos utilizados e descartados em 260 dias. Um gasto anual de cerca de R$8 mil reais.

O presidente do TRT-14, o desembargador Osmar J. Barneze, destaca que muitos colaboradores do regional já fazem a sua parte. “Isso representa respeito com o dinheiro público, sem contar que a adoção de práticas sustentáveis como essa, ajudam a promover um mundo mais saudável e sustentável para todos”, enfatiza.

A Justiça do Trabalho convida todos a abraçarem a iniciativa e aderir ao uso de copos, canecas ou garrafinhas reutilizáveis na sua rotina de trabalho. O meio ambiente e a sua saúde agradecem.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)