Sábado, 13 de junho de 2009 - 15h00
A Hutukara Associação Yanomami (HAY) voltou a denunciar à Fundação Nacional do Índio (Funai) o crescimento da atividade garimpeira na terra indígena Yanomami, a noroeste de Roraima.
Os índios dizem temer que a exploração mineral observada atualmente na reserva se iguale ao que foi registrado na década de 80, quando cerca de 45 mil garimpeiros atuavam ilegalmente na região. A presença deles resultou em mortes, epidemias e degradação ambiental.
Em documento enviado à Funai, a entidade relata que os indígenas estão com medo, pois tem aumentado o barulho de aviões, helicópteros e motores nas proximidades das comunidades. "Em alguns lugares, como no Paapiú, os garimpeiros se aproximam das comunidades para tentar comprar nossa comida e nos convidando para trabalhar", diz o documento.
A Hutukara pediu providências urgentes e criticou as ações fiscalizadoras da Polícia Federal (PF) e da Funai, que segundo a organização, não reduzem a atividade ilegal.
O titular da Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Delemaph), delegado Alan Gonçalves, rebateu as acusações feitas pela Hutukara de que a fiscalização da instituição seja falha.
Segundo ele, no ano passado, a Delemaph apreendeu diamantes no posto da PF em Bonfim, avaliados em R$ 6 milhões, e em outra operação, também na mesma localidade, apreendeu 600 quilos de mercúrio que estavam sendo levados para garimpos tanto de Roraima, quanto dos Estados Amazonas e Pará.
Fonte: Amazonia.org.br
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)