Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Idaron alerta para o fim do prazo de vacinação da febre aftosa


  
Termina nesta quinta-feira (15), a 24ª campanha estadual de combate à aftosa. A campanha faz parte do calendário 2008 de vacinação do rebanho bovino e bubalinos do estado de Rondônia, que foi instituído pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Com o fim do prazo, o pecuarista e o produtor de carne e leite no estado de Rondônia terão até o dia 23 de maio para fazer a comunicação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal, as Ulsav's da Idaron, é o que alerta o presidente do Idaron, Augustinho Pastore. "Possuímos 75 unidades em todos os municípios do estado, onde o comunicado deve ser feito até o dia 23. É importante que todos vacinem o rebanho para manter Rondônia livre da febre aftosa e que comunique isso junto a Idaron", advertiu.

O programa de defesa sanitária animal é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Idaron, Ministério da Agricultura, Pecuária, FEFA, prefeituras e os mais de 100 mil produtores rurais. Desde a sua existência, há quatro anos não há registro de febre aftosa. O Estado saiu do estado de risco para livre, o que conferiu a Rondônia a oportunidade de exportação de carne.

A campanha que foi lançada no dia 15 de abril de 2008, no município de Primavera de Rondônia, na região da zona da mata, teve como objetivo imunizar 100% do rebanho rondoniense, que até o final do ano baterá a marca de 12 milhões de cabeças.

De acordo com calendário de vacinação de 2008, a 25ª etapa da campanha de vacinação contra aftosa será entre 15 de outubro e 15 de novembro. Com a manutenção da erradicação da doença, o Governo do Estado pretende ampliar as exportações de carne com outros países, como a Indonésia. Representantes deste e de outros países já estiveram no estado verificando a qualidade sanitária da carne rondoniense, o que pode resultar em boas relações comerciais.

O governador Ivo Cassol conclamou os produtores rurais a vacinarem seu rebanho para manter Rondônia área livre da aftosa, e com isso gerar mais ganhos ao produtor. "É muito importante a conscientização do pecuarista para vacinar o rebanho e comunicar ao Idaron mais próximo. Por isso, não vacile, vacine", declarou Cassol.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Empresário de Miami lança plataforma para reflorestar a Amazônia e convida o mundo a participar

Augustin T. O'Brien Caceres, empresário de sucesso, e entusiasta da preservação ambiental, está transformando seu empreendimento em um movimento glo

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)