Segunda-feira, 30 de março de 2009 - 13h51
O Dia Mundial da Água que transcorreu no último dia 22 de março, foi celebrado pela comunidade acadêmica das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca ) com uma vasta programação.
Em meio as atividades voltadas para marcar a data, houve uma palestra sobre Sensoriamento Remoto Aplicado a Análise de Bacias Hidrográficas, proferida pelo geógrafo Maurício Silva. Ele é analista de recursos naturais do Sistema de Proteção da Amazônia – Sipam.
“Nós contamos com novas tecnologias que viabilizam a avaliação e quantificação dos recursos hídricos”, explicou o palestrante. Sua explanação foi ilustrada por vídeos, inclusive do Rio Madeira, importante manancial da região Norte. “Utilizamos uma linguagem simples para que todos entendam como se realiza o nosso trabalho”.
Durante a solenidade de abertura do evento, o diretor - geral da Fimca Aparício Carvalho destacou a importância da atividade acadêmica, realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado – Sedam. “Hoje, um dos assuntos mais importantes são as questões ambientais e a água merece destaque nessa discussão mundial”, declarou ele.
Foi apresentada a peça “E se a Água Acabar?”, encenada pelo grupo de educação ambiental do Curso de Ciências Biológicas . O enredo do espetáculo retrata um grupo de moradores que protesta contra o prefeito de um município e empresários interessados em lançar um empreendimento com risco de causar impactos negativos ao meio ambiente.
Segundo o professor José Marques de Oliveira Marques, coordenador do Núcleo de Atividades Complementares - NAC -, que realizou o evento em alusão ao Dia Mundial da Água, o cronograma de trabalhos contou com a realização de “pit stop” por acadêmicos dos cursos de Turismo Ambiental, Zootecnia e Ciências Biológicas. “Foi distrubuído material educativo para conscientizar a população”, lembrou o docente.
Fonte: João Albuquerque
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun
Crise no setor de base florestal: FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo
Para tratar os temas dos impactos da Instrução Normativa 19/2024 editada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováve
Mais de 190 países se reuniram para destravar temas importantes da agenda climática, e setor produtivo de Rondônia, por meio do presidente da Federa