Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 - 06h26
O Ministério do Meio Ambiente promove até esta sexta-feira (27), em Cuiabá (MT), a 1ª oficina de elaboração do Plano Estadual de Combate ao Desmatamento. O encontro reúne representantes do setor empresarial rural, da indústria madeireira, de órgãos estaduais e federais e de organizações não-governamentais.
De acordo com Mauro Pires, diretor do Departamento de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, a primeira versão do plano deve estar pronta até o final de abril e a expectativa é de que até junho o trabalho esteja concluído. "A participação dos estados é fundamental para a redução do desmatamento ilegal e por isso o ministério está dando esse apoio, inclusive com recursos financeiros", disse Mauro Pires.
Além do Mato Grosso, o MMA também apóia outros três estados da Amazônia Legal na elaboração de seus Planos Estaduais de Combate ao Desmatamento: Acre, Pará e Tocantins. A existência do plano também é fundamental para que representantes dos estados tenham assento no conselho gestor do Fundo Amazônia. O plano será base para criação de estratégias de prevenção e controle do desmatamento dos estados e ao aprimoramento de ações já existentes.
Técnicos do Ministério do Meio Ambiente estão mapeando os problemas e fazendo diagnósticos de todas as ações estaduais que tenham ligação com o desmatamento, além de realizar reuniões setoriais para subsidiar a versão preliminar do plano. Depois de pronto, o texto será colocado em consulta pública para que cada estado possa discutir e aperfeiçoar seu plano.
Segundo Sérgio Travassos, técnico do MMA, o plano tem como objetivo criar alternativas de trabalho para que as famílias tenham condições de se sustentarem sem precisar desmatar. "Controle e monitoramento são bons para combater o desmatamento, mas não adianta se não houver alternativas econômicas", comentou.
O MMA e os estados assinaram um protocolo de intenções que estabelece o compromisso do ministério na elaboração do plano e dos estados na elaboração e implementação do seu plano estadual de prevenção e controle do desmatamento. O MMA é responsável por coordenar oficinas preparatórias para o detalhamento operacional das atividades do plano de cada estado.
Os planos estaduais seguem as estratégias contidas no Programa de Proteção e Combate ao Desmatamento da Amazônia do governo federal. Áreas com maiores riscos de perda de sua cobertura florestal por desmatamento ilegal são definidas como prioritárias para o desenvolvimento dos planos.
Fonte: MMA
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé
Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama
A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)