Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Empresária de Ariquemes aposta na reciclagem em supermercado

O Sebrae em Rondônia apoia iniciativas sustentáveis e de proteção ao meio ambiente


Empresária de Ariquemes aposta na reciclagem em supermercado  - Gente de Opinião

O descarte do lixo já foi um problema no supermercado administrado pela empresária Queila Gomes de Almeida, em Ariquemes. As lixeiras abarrotadas e o cheiro forte não fazem mais parte do dia-a-dia da empresa. O problema só foi superado com a adoção de boas práticas de sustentabilidade ambiental.


Papel, plástico, restos de verduras e legumes e todo o lixo produzido pela empresa iam direto para os containers, que nem sempre eram recolhidos pelo serviço público de limpeza. O acúmulo desse lixo produzia mau cheiro e muito volume.


PAPELÃO

Para superar a problemática do descarte adequado do lixo, a Queila, ao longo dos últimos anos, passou a adotar medidas simples, mas que fizeram toda a diferença. “O primeiro material a mandarmos para a reciclagem foi o papelão. Nossos funcionários já deixam as caixas dobradas, para fazer menos volume, e separam o papelão para ele não ser sujo por outros materiais, como óleo ou produtos líquidos, assim destinamos esse material para a coleta seletiva.”, destaca.


PLÁSTICO

No Supermercado Revelação, localizado no Setor Cinco, os plásticos possuem duas destinações. Primeiro, aqueles que podem ser reaproveitados no próprio estabelecimento, como sacos de cebola, sacos e sacolas grandes são separados. Os demais produtos de plástico são destinados para uma fábrica de reciclagem, que transforma o que iria para o lixo em novas sacolas plásticas.


ÓLEO DE COZINHA

Responsável por entupir as tubulações e contaminar o meio ambiente, o óleo utilizado nas frituras e na cozinha da padaria do supermercado também tem destinação especial. O líquido é descartado em tonéis e depois enviado para uma indústria de fabricação de sabão, em Ariquemes.


OSSOS

A Queila conta que os resíduos do açougue também geravam problema, porque depois de descartados nas lixeiras acumulavam-se insetos e deixavam cheiro forte. “Agora todos os ossos são separados e destinados para uma indústria de Cacoal, que vem recolher os ossos aqui no supermercado.”, afirma.


VISÃO DE SUSTENTABILIDADE

A Queila já participou de palestras e cursos do Sebrae e participou do programa Pró-Pan (para modernização das padarias) e diante das informações que foi recebendo percebeu a importância da boa relação da sua empresa com o meio ambiente “Eu sempre tive a consciência de que era importante preservar o meio ambiente. Aos poucos fomos melhorando nossa relação com a natureza”, destaca.


Essa visão é repassada aos colaboradores. Para o Clóvis dos Santos Fumagalli, hoje, separar os resíduos para serem destinados à reciclagem já faz parte da rotina da empresa. “Todos os colaboradores já sabem que precisam separar o lixo corretamente. Os novos funcionários já observam essa conduta e nos ajudam a manter esse trabalho”, resume.


O analista técnico do Sebrae, Felipe Kreuz, explica que o Sebrae também pode ser parceiro dos donos de pequenos negócios por de suas consultorias e do Sebraetec, com ajuda para o licenciamento ambiental da atividade e outras necessidades consoantes à legislação ambiental. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

Você sabe o que são os famosos créditos de carbono? E como eles funcionam, você sabe? Na série especial “Carbono: desafios e oportunidades” recebemos

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

Inovação e Sustentabilidade em Rondônia: UNIR e Eletrogoes Avançam na Pesquisa Florestal

O Grupo de Pesquisa de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal, coordenado pelas Dra. Kenia Michele de Quadros e Dra. Karen Janones da Roch

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)