Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009 - 18h05
Atividades típicas da região amazônica, a extração do palmito e da semente de pupunha, do óleo de castanha-do-Brasil, da manteiga e da polpa de cupuaçu geram resíduos que, se aproveitados corretamente, podem reduzir o impacto ambiental e servir de alimento para a criação de animais. É pensando nisso que pesquisadores da Embrapa Rondônia analisam o potencial nutritivo de diferentes resíduos hoje descartados pela indústria de produtos agroflorestais no Estado. Além de ecológico, o aproveitamento pode reduzir os custos da criação animal e gerar renda extra para indústria e pequenos produtores.
A pesquisa vai analisar os resíduos gerados por uma agroindústria localizada no distrito de Nova Califórnia, na divisa com o Acre e a 370 quilômetros do centro da capital de Rondônia, Porto Velho. São 364 famílias associadas ao projeto RECA, Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado, que produzem principalmente pupunha, castanha-do-Brasil e cupuaçu.
Os pesquisadores da Embrapa Rondônia vão recolher amostras dos resíduos provenientes de diferentes etapas da produção industrial. Análises de laboratório vão indicar a composição química dos materiais, como teores de matéria seca, de gordura, de proteína, de carboidrato e de minerais, componentes importantes para a nutrição animal.
De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Karina Dias Salman, da Embrapa Rondônia, um dos fatores críticos para o aproveitamento dos materiais é o armazenamento. "Muitos resíduos da agroindústria possuem alto teor de umidade e deterioram rapidamente", explica a pesquisadora.
Para aumentar a vida útil dos materiais, é necessário desenvolver tecnologias para desidratá-los. Os pesquisadores pretendem estabelecer as temperaturas ideais para a secagem de cada tipo de resíduo, de modo a retirar o excesso de água sem comprometer as características nutritivas do alimento.
Fonte: Embrapa-Rondônia Daniel Medeiros (SC-02735-JP)
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de
Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir