Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

BR 319 e a Amazônia que não existe mais



A publicação, na última quinta-feira, do parecer do IBAMA vetando a emissão da licença e pedindo complementação do EIA motivou discursos inflamados e expôs novamente os interesses políticos em torno do projeto. Encabeçados pelo senador João Pedro, atual suplente de Alfredo Nascimento, 75 parlamentares se organizam para pressionar o Ministério do Meio Ambiente pela emissão da licença.

Ao mesmo tempo, o DNIT já informou que além de pedir revisão do parecer deverá recorrer judicialmente da decisão. A fala mais contundente veio do governador do Amazonas, Eduardo Braga, para quem essa discussão além de “esquizofrênica”, é “pouco ética”.

Ao afirmar que não vai permitir que “ambientalistas” decidam sobre o futuro da rodovia, o governo do Amazonas demonstra desinformação sobre as bases técnicas do parecer do IBAMA sobre o EIA. Ao contrário dos argumentos incipientes que a justificam, a decisão de negar a licença é, em todo o processo decisório envolvendo a BR-319, certamente a mais bem (e talvez única) decisão embasada em critérios explicitamente técnicos.

Contradições no discurso do governo estadual em relação à BR-319 não são novidade. Em 2005, quando o MMA exigiu que a obra fosse licenciada, o governo acusou o órgão federal de atender a interesses dos que não queriam o desenvolvimento do estado. Em 2007, ao defender a ferrovia, o governo do Amazonas alardeava o potencial turístico e de créditos de carbono desse projeto em detrimento das rodovias, apontadas como “mau hábito”.

Sem dúvida, como o próprio governador reconhece em seu discurso, a Amazônia mudou. Há 20 anos, quando a BR-319 foi fechada por falta de uso e manutenção, a fronteira de desmatamento hoje consolidada no sul do Amazonas, era incipiente e não foi combatida. A inclusão de municípios do sul do Amazonas como Lábrea na lista dos mais desmatados é prova de que muita coisa mudou. Se o hábito de implantar projetos inviáveis ambiental e economicamente como a BR-319 não mudar,infelizmente “a Amazônia que não existe mais” será realidade até mesmo no estado mais preservado do bioma.

Fonte: Greenpeace

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)