Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Agricultores familiares terão acesso a financiamento de veículos utilitários


    

A expansão de financiamentos para veículos utilitários, com juros de 2% ao ano e indexação das prestações ao preço mínimo da produção pelos próximos dez anos, é uma das novidades do Plano Safra 2009/2010.  O conjunto de medidas para agricultura familiar foi lançado nesta quarta-feira (22) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante cerimônia no Museu da República, em Brasília.

Essa ampliação do crédito do Plano Safra 2009/2010 contempla a compra de veículos automotores, elétricos ou de tração animal. As facilidades para aquisição de caminhões, caminhonetes de carga, caminhões frigoríficos, isotérmicos, graneleiros, reboques ou motocicletas adequadas às condições rurais se estendem a todos os beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Nova linha do Pronaf

De acordo com o titular da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Adoniran Sanches Peraci, essa nova linha do Pronaf foi criada para dar maior agilidade dentro e fora das propriedades. “Tivemos uma correção no Pronaf permitindo que, além dos tratores, o Mais Alimentos financiasse os utilitários justamente para facilitar o transporte no escoamento da produção e melhorá-lo dentro da propriedade”.

Todos os beneficiários do Pronaf podem acessar o crédito para adquirir os utilitários. O escopo do financiamento desses veículos é o mesmo do Pronaf. Se o projeto apresentado está relacionado com o aumento da produtividade, pode utilizar o  crédito do Mais Alimentos, que é de até R$ 100 mil e possui taxa de juros de 2% ao ano.

Caso o agricultor não tenha a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), basta entrar em contato com o sindicato ou a Emater. “Todos os contratos estão garantidos no preço mínimo. A vantagem é que o agricultor pode indexar a dívida no preço mínimo do  leite, do feijão, do que ele produzir. É uma garantia que estamos dando para que o agricultor faça investimentos necessários (trator, veículo utilitário), e com  preço indexado para os  próximos dez anos”, ressalta Peraci.

A nova linha de crédito para aquisição de utilitários garante que não poderão ser efetuadas compras de carros de passeio. “O cuidado que nós estamos tendo, e travamos no Conselho Monetário Nacional (CMN), é que não pode ser financiada a caminhonete de passageiros, mista ou jipes. É somente para veículos focados na produção”, frisa o secretário.

Está em fase de negociação com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) um acordo para baratear o custo dos veículos. “Fizemos algumas reuniões com a Anfavea, setor de caminhões, justamente para que sejam lançados veículos utilitários mais simplificados, tirando o volante hidráulico, o vidro elétrico. A intenção é baixar o preço, assim como fizemos com os tratores”, destaca Peraci.

O secretário da Agricultura Familiar do MDA reforça que o objetivo é fortalecer a classe média rural brasileira com operações de investimento e ampliar o processo de modernização desse segmento produtivo, seja por meio da mecanização – com equipamentos modernos - ou  novos conhecimentos. “O resultado é o alimento chegando mais barato na mesa do consumidor brasileiro. Um País que não mantém a agricultura familiar bem cuidada enfrenta problemas de freqüência e regularidade na produção de alimentos. O Brasil, felizmente,  está cuidando bem desse setor”, afirma Adoniran Peraci.

Fonte: MDA/Incra

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia

Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

“Vou estudar debaixo da árvore que plantei”: criança traduz o propósito do plantio que mira um Carnaval de carbono neutro

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

De Rejeito a Recurso: Estudo sobre a Viabilidade do Condensado de Ar-Condicionado em Água Reutilizável

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)